segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Newsletter Nº19/2012 do Bloco de Esquerda/Coimbra


Inscrições abertas para o Socialismo 2012
O Bloco de Esquerda vai organizar de 31 de Agosto a 2 de Setembro na Escola Secundária de Santa Maria da Feira a 6ª edição do Forum “Novas Ideias para a Esquerda”, Socialismo 2012.

 
O Socialismo 2012 é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, História, Ciência, Cultura e Sociedade. No seguimento das anteriores edições serão organizados cerca de 50 debates, seminários e workshops que, ao longo de três dias, permitirão aprofundar ideias, porque o Socialismo também precisa de ser pensado.
 
A entrada é livre, a participação também. Descarrega aqui a ficha de inscrição.

José Manuel Pureza

A história recente do Médio Oriente é a história da falência dos impérios naquela região e a da glória e miséria da implantação do Estado moderno, laico e nacionalista por elites locais. Foi assim nos despojos do império britânico (Arábia Saudita, Iraque, Palestina) e do império francês (Líbano e Síria). Em todos estes lugares, os mandatos da Sociedade das Nações deram lugar a nacionalismos modernizadores que invariavelmente se tornaram em ditaduras sangrentas que agora explodem sob a pressão incontível das lutas pela democracia. Ler mais...

Rui Curado Silva

A página tem uma relação difícil com o grão de areia. Este arranha. Produz um ruído tão impercetível como irritante. Escorre entre as páginas e cai na alcatifa quando entramos em casa. No entanto, ler na praia é um prazer sublime. Leio a biografia de Afonso III de Leontina Ventura. Estacionei na prateleira Submundo de Don DeLillo e 2666 de Roberto Bolaño, meio lidos.
São efeitos da boa ressaca de O Mapa e o Território de Michel Houellebecq. Leio a crítica de Os Lusíadas para Gente Nova de Graça Moura e de Luto pela Felicidade dos Portugueses de Rui Zink. Planeio atacar o próximo Beigbeder na rentrée, mas em francês, porque traduções não temos. A Feira do Livro está aí e é para frequentar de calção, chinelo e toalha no sovaco.

As Beiras, 2 de Agosto de 2012

Fabian Figueiredo

A crescente desresponsabilização do Estado, manifestada através da redução do financiamento às instituições de Ensino Superior e da diminuição dos apoios sociais, está a provocar uma escalada de (re)elitização integral do ensino superior. 
O ensino superior, tradicionalmente visto, como espaço de desenvolvimento e coabitação da elite intelectual e técnica portuguesa tem assumido diversas formas e missões ao longo da história do país. No entanto, tem sofrido mutações nas últimas décadas, principalmente após a sua consagração como público, universal e gratuito pela lei magna da República. Ler mais...

Pedro Rodrigues, Gestor Cultural

Dizia Marx, a propósito da noção hegeliana de repetição histórica, que os acontecimentos, as personagens e as formas de governo começam como tragédia e terminam como farsa. Zizek haveria de retomar o conceito, a propósito do período entre os ataques do 11 de Setembro e o colapso financeiro de 2008. Ler mais...

O primeiro número da nova série da revista Vírus está nas livrarias desde o início do mês. A revista foi lançada no início de julho em Lisboa e contou com lançamento e debate no Porto e em Coimbra. A edição em pdf pode ser descarregada gratuitamente aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário