quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Newsletter Nº15/2012 do Bloco de Esquerda/Coimbra


Lançamento da Revista Virus

6 de Julho | 6ª feira | 21:30 | Café A Brasileira | Rua Ferreira Borges

Com:
Fernando Rosas, diretor da Virus
António Rodrigues, autor do texto "Breve história da (des)construção do Serviço Nacional de Saúde"

Realiza-se, no próximo Sábado, dia 7 de Julho, um piquenique bloquista, a partir das 16h45m, junto do Parque Infantil da Conchada.

Tal visa promover o convívio entre aderentes e simpatizantes do Bloco (haverá musica também), bem como prestar contas sobre a atividade realizada na Assembleia de Freguesia de Santa Cruz.
Inscreve-te por mail ou por sms para o tele 962916842.
Cada um/a deverá levar algo para comer e beber. Participa! Traz um/a amig@ também!

Rui Curado Silva

Há muitos séculos, tribos de ciganos deixaram a região do Rajaquistão, na Índia, e começaram a percorrer a Europa, de leste a oeste, alcançando os confins da Península Ibérica.
Recentemente, a organização Mundi Romani realizou o documentário Coimbra Destinies que retrata a realidade dos ciganos do nosso distrito, essencialmente Coimbra e Figueira. Ao contrário da conversa de café, este documentário mostra muitos jovens ciganos com estudos e graças a esses estudos a vencer na vida alargando os horizontes da sua comunidade muito para lá da geração anterior em que o analfabetismo era a regra.
Estas pequenas vitórias resultam do excelente trabalho de redes de apoio e de mediação social, demonstrando a sua capacidade para transformar a sociedade quando há vontade política para tal.
As Beiras, 5 de Julho de 2012

Excerto da intervenção do Deputado Serafim Duarte na Assembleia Municipal de Coimbra de 27 de Junho

Preocupa-nos também o problema com que se debatem as Repúblicas estudantis de Coimbra, em consequência da nova lei das rendas. Como todos saberão as Repúblicas usufruíam de um estatuto especial, mantendo contratos por tempo indeterminado e rendas congeladas.
Com a nova lei as Repúblicas ficam equiparadas a micro e pequenas empresas estando sujeitas ao regime de transição de 5 anos para o novo arrendamento urbano, podendo os senhorios denunciar os contratos no final deste período, o que será a situação mais provável de vir a acontecer, dada a natural avidez para a especulação imobiliária que grassa nesta cidade. Ler mais...

Excerto da intervenção do Deputado Serafim Duarte na Assembleia Municipal de Coimbra de 27 de Junho

 
Um outro problema que muito preocupa o BE prende-se com a asfixia de alguns dos principais agentes culturais desta cidade. Uma cidade que se pretende cidade do conhecimento e da cultura não pode ter uma política de morte assistida em relação às instituições e organismos culturais que lhe dão vida, projeção nacional e até internacional. Ler mais...

Excerto da intervenção do Deputado Serafim Duarte na Assembleia Municipal de Coimbra de 27 de Junho
Ainda sobre educação, mas agora noutro plano, voltamos à carga com a questão dos mega agrupamentos para sublinhar, agora perante fatos administrativamente consumados profundamente errados e questionáveis, o absurdo das medidas tomadas que são completamente destituídas de qualquer fundamento válido seja do ponto de vista da racionalidade pedagógica, organizacional e educativa, apenas obedecendo ao princípio do calculismo economicista.
Esta lógica centrípeta para além de esmagar a autonomia das escolas, fazendo tábua rasa dos seus projetos educativos, cria territórios tão vastos, distantes e diferenciados que dificilmente poderão ser geridos numa lógica de proximidade e de acompanhamento atento, diário e constante no terreno. Ler mais...

Excerto da intervenção do Deputado Serafim Duarte na Assembleia Municipal de Coimbra de 27 de Junho
Em janeiro de 2009 e em março nesta mesma Assembleia perante o anunciado encerramento do jardim-de-infância da Sólum, da rede pública com o injustificado pretexto da passagem do Metro Mondego e a construção do novo Centro escolar, questionámos infrutiferamente o então presidente do município, acerca dos destinos a dar ao edifício camarário. Ler mais..

Sem comentários:

Enviar um comentário