terça-feira, 21 de agosto de 2012

info ESQUERDA.NET 14/06/2012



Crise da dívida atinge fortemente a Itália


Os juros da dívida italiana continuam a disparar. Nesta quarta feira, a Itália pagou juros mais elevados num leilão de dívida a um ano, do que Portugal pagou no último leilão. Mário Monti, que se vai encontrar nesta quinta feira com François Hollande, já veio declarar que “a Itália não precisa, nem vai precisar” de resgate.



Onda de solidariedade com a Syriza e o povo grego


Neste artigo, damos conta de algumas das demonstrações, quer no panorama nacional como internacional, de solidariedade com o povo grego e com a coligação Syriza "na luta por um governo que enfrente a catástrofe social e a bancarrota".


Professores contratados voltam à rua nesta quinta feira


O movimento de professores contratados e desempregados promove nesta quinta feira um protesto no Largo do Camões às 18 horas contra o ataque à Escola Pública, o aumento do número de alunos por turma, os mega-agrupamentos e a revisão curricular, que ameaçam dezenas de milhares de professores com o desemprego.


Saúde, telemóveis e socialismo


Adriano Campos

Uma das quatro gigantes mundiais da área de “consultadoria” – essa alquimia mágica da legitimação – é a PricewaterhouseCoopers. Está presente em mais de 150 países e tem como imagem de marca a “independência e a transparência”. Em Portugal é um nome que se começou a ouvir com mais frequência depois da chegada da troika.


Tsipras confiante na vitória, comunistas recusam governo de coligação


A secretária-geral do PC grego anunciou esta quarta-feira que a participação num governo com a Syriza significaria a "anulação do seu papel histórico". Tsipras escreveu um artigo no Financial Times sobre o rumo da economia grega onde prevê "uma nova era de crescimento e prosperidade para a Grécia" se a esquerda vencer no próximo domingo.


 "A UE treme de medo com um efeito dominó a partir da Grécia"
Em destaque nesta entrevista à eurodeputada bloquista Alda Sousa está a atualidade política e social europeia, marcada pela austeridade para o povo e a salvação da banca, mas também a esperança no resultado das próximas eleições gregas como impulso para as mudanças necessárias na Europa.


 

14 de Junho
Encontro de professores contratados e desempregados: Que futuro?
Ver evento no facebook
Lisboa, Largo de Camões, 18h.


15 de Junho
Encontro Internacional
Organização: GUE (Partido da Esquerda Europeia). Com representantes dos partidos Sinn Fein, Die Linke, Front de Gauche, Syriza e Luís Fazenda, Carvalho da Silva e Marisa Matias. 
Ver cartaz e panfleto no facebook
Lisboa, Casa do Alentejo,21h30.


Projeção do filme: Gdeim Izik - Resistência Saharauí
De Antonio Velasquez e Isabel Terraza, 28 min.
Setúbal, Prima Folia - Academia Problemática e Obscura (R de Fran Paxeco n.º 176 1.º e 178 r/c), 21h30.


16 de Junho
Manifestação Contra a Exploração e o Empobrecimento
Organização: CGTP. 
Ver cartaz.
Lisboa, Marquês de Pombal,15h.


 
Comício e intervenções
Organização: Bloco de Esquerda. Com música dos Bandex e dos King Mokadi e intervenções de Alda Sousa, Francisco Louçã, Loudovikos Kotsonopoulos, da Syriza.
Ver cartaz.
Lisboa, Largo Camões, 21h30.


Sem comentários:

Enviar um comentário