segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Newsletter Nº17/2012 do Bloco de Esquerda/Coimbra


O BE fez uma proposta de referendo local sobre o novo mapa de freguesias de Coimbra na Assembleia Municipal de Coimbra. É discutido no dia 24 de Julho, 3ª feira, pelas 15 horas, nos Paços do Concelho. Pode ou não ser aceite pelos partidos ali representados. E isso depende dos/as cidadãos de Coimbra. 

Leia aqui o comunicado que será distribuído à população, convidando-a a participar na sessão da Assembleia Municipal de 24 de Julho e o texto de opinião de Serafim Duarte, publicado hoje no Diário as Beiras.

Acampamento Liberdade 2012 é já na próxima semana, de 25 a 30 de Julho no Bioparque, em São Pedro do Sul. O preço é de 40€ com estadia, alimentação e transporte. Vê aqui o programa e mais informações.


José Manuel Pureza

Gandhi ensinou-nos que a política tem de ser um gesto amoroso para com o povo. Em nome desse princípio, Gandhi animou o mais pujante movimento de resistência não violenta que a História regista, fez desabar um império arrogante e deu voz a milhões de homens e mulheres silenciados pela lei. Essa crucial experiência histórica ficou como testemunho inapagável de que o amor na política e na economia não é um vago princípio de cordialidade com todos indiferenciadamente, mas, sim, um dever de romper com costumes, comportamentos e estruturas de exploração e de infelicidade imposto por um imperativo de cuidado preferencial com os pobres. Esse dever ganha corpo quer em políticas de discriminação positiva quer na exigência de não discriminação negativa. Ler mais...

Rui Curado Silva

Discretamente, a restauração industrial tem vindo a ganhar terreno. Refiro-me a comida pré-processada e empacotada numa unidade industrial servida em restaurantes. Os pratos empacotados prontos a aquecer podem ser iguarias tão pitorescas como o arroz de pato ou o bacalhau com natas. Algumas dessas empresas chegam a fornecer pratos de barro ao restaurante para o engodo funcionar melhor.
Na Figueira temos a sorte de uma boa parte dos nossos restaurantes não aderir à moda, graças ao peixe e ao marisco fresco em abundância. Mas o cliente deveria ser informado se o que come foi apenas aquecido ou se foi efetivamente cozinhado. Não se deve pagar o mesmo a quem cozinha e a quem se limita a aquecer. A concorrência é desleal para produtores locais e cozinheiros qualificados.
As Beiras, 19 de Julho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário