sexta-feira, 20 de abril de 2012

info BLOCO.INICIATIVAS 20/04/2012


Caminhos P’rá Cultura em Coimbra
BE faz levantamento da situação de colapso no setor da Cultura

A segunda edição do Caminhos P’rá Cultura, iniciativa do Bloco de Esquerda, estará amanhã, 2a de Abril, em Coimbra. O programa conta com várias reuniões com estruturas culturais ao longo de todo o dia para discutir caminhos para a cultura numa altura em que o desinvestimento e a ausência de políticas públicas estruturadas está asfixia todo o setor. A iniciativa conta com a presença da deputada Catarina Martins.

Programa
14h00 – reunião com a direção da companhia de teatro Marionet
15h30 – reunião com a administração e direção artística d’A Escola da Noite – Grupo de Teatro de Coimbra
17h30 – reunião com a direção do Citemor – 33º Festival de Teatro de Montemor-o-Velho
19h00 – reunião com a direção artística da companhia de teatro O Teatrão

Aos cortes do financiamento do Estado Central, com a paralisia dos programas de apoio à criação artística e ao património, somam-se os cortes do apoio autárquico. Museus, teatros, bibliotecas, monumentos, estruturas de criação artística, festivais, tudo está em causa.
Os contínuos cortes nos orçamentos da cultura inviabilizam projetos e a sobrevivência de muitos agentes culturais pondo em causa não apenas o direito à cultura que constitucionalmente está consagrado, como inúmeros postos de trabalho. O Bloco de Esquerda tem recebido denúncias da situação de colapso no setor um pouco por todo o país e por isso, para fazer um levantamento da realidade do setor e discutir caminhos para a cultura realiza a segunda edição do “Caminhos para a Cultura” - uma série de visitas, reuniões e encontros com agentes culturais em todo o país.
Depois de Beja, Évora, Portalegre, Montemor-o-Novo e Porto, o “Caminhos P’rá Cultura” continua a viagem rumo a Coimbra.
Recorda-se que já em 2010 Catarina Martins realizou um “Roteiro pela Cultura” que percorreu o país e envolveu estruturas e profissionais do sector de todos os distritos.



Sem comentários:

Enviar um comentário