quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Parque de Santo António, Bruscos

A candidatura do BE à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé está atenta e interessada no debate dos programas eleitorais propostos para a nossa nova freguesia.

Os programas eleitorais DIZEM :conclusão do PROJECTO do parque Santo António em Bruscos, e NÓS propomos a criação dum espaço que seja um espaço de lazer, um local de bem estar, uma área de convívio e uma identificação da nossa terra.

O nosso projecto para o parque de Santo António não se limita a colocar umas estacas de madeira e uns metros de corda, NÓS defendemos o uso de materiais naturais da nossa terra ( a pedra, as oliveiras e nogueiras) defendemos a reorganização do espaço com valetas, novas entradas na E. N. 342 e a implantação de uma imagem para a nossa freguesia, aquilo que propomos assenta em dois princípios :

1º- a criação de um espaço que TODOS NÓS gostamos e pudemos usar.

2º- criar um local natural dentro da nossa freguesia.

É assim que apresentamos o estudo e memória descritiva para esta obra.




DENOMINAÇÃO:  Parque de Santo António

LOCAL: Bruscos

MEMÓRIA DESCRITIVA

A passagem para a administração da junta de freguesia de Vila-Seca do espaço acima mencionado foi com o objectivo de aí ser instalado um espaço de lazer e descanso a fim de servir todos os que o queiram fazer.

Atendendo ao local, área e estrutura sugere esta memória que seja aproveitada a ocasião e se proceda a uma alteração estrutural do local tornando-o mais seguro e agradável.

Deve ser estruturada toda a obra em  conceitos que são essenciais para que esta se torne uma obra actual para servir o futuro, nova organização do transito e acessos à E. N. 342, criação de zonas/sombra com árvores que se identifiquem com a Terra e o uso de pedra local no embelezamento da área, são estes os principais conceitos deste projecto.

Sugere-se o uso de todo o espaço existente para conseguir uma completa organização do espaço,  deve ser feita a canalização de aguas pluviais em direcção ao aqueduto, será feita uma estrutura (caixa) em cimento armado para suportar a grelha de escoamento, será feito um murete em pedra para protecção. A construção do aqueduto e muro de protecção criará um ponto de escada onde o acesso será por caminho empedrado, e murado ou marcado em pedra.

As zonas de estacionamento localizadas nos dois topos do parque servem os visitantes e os utentes dos transportes públicos tendo como referência a localização da paragem dos transportes públicos. O espaço para paragem BUS será arborizado e demarcado por sebes sendo completado por abrigo confortável e enquadrado na paisagem local.A demarcação do espaço “PARQUE” será feita em sebes com rede de protecção.

O espaço será completado com arborização por forma a dotá-lo de sombras que permitam o conforto indispensável aos utentes, a criação de sombras obedece ao ciclo de crescimento das árvores, como tal para que se possa ter sombras no imediato devemos optar pela transplantação de árvores adultas o que vai permitir no curto prazo(2/3 anos) a existência de sombras. A oliveira e a nogueira são árvores que nos garantem que será esta a melhor solução.

O grelhador público deverá ser construído sobre suportes feitos em pedra. A sua base, protecções laterais e bancas serão construídas em tijolo refractário de cor branca. O uso deste tipo de material é aquele que melhor se enquadra neste parque.

As mesas a instalar devem ser construídas sobre suporte de pedra e os tampos em lages de pedra ou madeira, também os  bancos serão feitos dos mesmos materiais das mesas.

Será colocado um ponto de água em local perto do assador, será estudada forma de puder também ser colocado um ponto de luz e de esgoto.

O espaço será relvado ou pavimentado com pó de brita por forma a garantir um estado de limpeza permanente.

Deve ser aproveitada esta intervenção para organizar de forma diferente da actual os acessos á E. N. 342 procurando as melhores alternativas a nível de segurança e bem estar dos habitantes que fazem uso diário destes acessos, colocar a paragem BUS em zona parqueada, criar novas saídas e entradas e afastar esses acessos da curva será a o melhor para uma melhor e maior segurança rodoviária.

Deve também ser pavimentado todo o espaço de arruamentos com as devidas marcações no pavimento.
        
        
        
        





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