quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Floresta e os Caminhos Florestais

Calculamos que cerca de 85% da área da nossa freguesia sejam zonas REN (reserva ecológica nacional) e RAN (reserva agrícola nacional) no entanto não somos contemplados com qualquer ajuda do estado (governo ou Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova) para a preservação e limpeza destes espaços.

As ajudas existentes são todas elas efectivadas apenas para pequenos arranjos em caminhos rurais, sendo esquecidos os caminhos florestais, estes sim, uma parte estruturante da segurança das aldeias e das populações.

Sabemos que não existe rentabilidade nem retorno económico para os proprietários à excepção da venda de madeira e lenha, também sabemos que face ao estado de deterioração dos caminhos torna-se impossível o simples acto de ir à lenha ao pinhal, dando origem a um maior abandono destas áreas periféricas das nossas aldeias.

A Junta de Freguesia é o órgão administrativo das aldeias e da área territorial que compõe as freguesias, como tal compete-lhe zelar pela preservação destas áreas e actuar em conformidade.

Precisamos de ter caminhos florestais e acessos em bom estado de conservação, para que possamos aceder a estas zonas agrícolas e florestais, condições que custam muito dinheiro e que é necessário preservar acautelando o seu uso.

É pois necessário limitar o acesso de maquinaria pesada (com tonelagem superior a 5 toneladas) durante o período de chuvas (de Outubro a Maio) e é necessário exigir do gabinete de protecção civil concelhio uma acção que garanta a manutenção e limpeza destes acessos, promovendo o corte de lenhas que obstruem a circulação.

É pois urgente promover uma boa utilização destes caminhos e acessos, impedindo o uso dos mesmos por maquinaria pesada, que acaba por torná-los inutilizáveis para os habitantes da nossa freguesia.

Sabendo nós que alguns destes caminhos são usados por praticantes de BTT e Enduro, também sabemos que tal se torna impossível, atendendo ao estado de degradação em que eles se encontram. As boas condições do piso permitem o seu uso permanente, o qual permite uma observação destas áreas florestais e a consequente preservação da mesma.

Cuidando os caminhos, tornando o seu uso recorrente e permanente, ajudamos a preservar a Floresta e o Meio Ambiente.


Tiago Acúrcio

Sem comentários:

Enviar um comentário