domingo, 4 de março de 2012

Newsletter Nº3/2012 do Bloco de Esquerda/Coimbra


Na comemoração do 13º Aniversário do Bloco de Esquerda, a Coordenadora Distrital de Coimbra organiza um conjunto de actividades no próximo dia 10 de Março, Sábado


À tarde, realiza-se uma Jornada de debates, na Casa Municipal da Cultura. Essa Jornada, intitulada "Os Trabalhos da Esquerda" visa identificar caminhos de luta política plural e convergente em torno de duas preocupações essenciais: defender os bens comuns e defender a democracia.

Esses serão precisamente os temas dos dois painéis em que se desdobrará a Jornada, conforme consta do programa. Neles intervirão homens e mulheres de Esquerda, na sua quase totalidade não filiados/as no Bloco e cujo testemunho de empenhamento por estas causas nos merece especial admiração e respeito.

À noite, pelas 20 horas, realiza-se um jantar, no Restaurante Jardim da Manga, com a presença de Francisco Louçã.
  
PROGRAMA
Coimbra | 10 de Março de 2012 | Sábado

“OS TRABALHOS DA ESQUERDA”

14:30 h – Painel 1: “Defender os bens comuns”
Henriqueta Beato
Fernando Gomes
José António Bandeirinha
João Paulo Avelãs Nunes (comentário)
Fabian Figueiredo (moderador)

16:00 h – Intervalo

16:30 h – Painel 2: “Defender a Democracia”
José Maria Castro Caldas
Teresa Cunha
Luís Reis Torgal
Elísio Estanque (comentário)
Catarina Martins (moderadora)

20:00h - Jantar, com Francisco Louçã
Jardim da Manga

Preço: 11 euros | 6 euros - estudantes/ desempregado/as
Hugo Dias - 96 154 14 85
António José André - 96 291 68 42



Debate com: Miguel Portas - Eurodeputado do Bloco de Esquerda

Quarta feira | 7 de Março | 18 horas
Anfiteatro II (4º Piso) - Faculdadede de Letras

Bloco quer populações a decidirem novo mapa autárquico

O projeto de lei em debate esta quinta-feira no parlamento prevê que os órgãos autárquicos tenham mais poder na decisão de criar ou acabar com autarquias locais e torna obrigatório o referendo local para aprovar mudanças no mapa dos municípios. A proposta do Bloco já conta com o apoio de dez autarquias, entre as quais Lisboa, Viana do Castelo, Guarda e Beja.

projeto de lei bloquista responde à iniciativa do Governo, que pretende extinguir mais de 1300 freguesias, por entender excessivo o número atual. A este respeito, a proposta do Bloco recorda que as freguesias portuguesas "apesar de ainda disporem de poucas competências e apenas cerca de 0,1% da despesa inscrita no Orçamento de Estado, têm uma área média idêntica à média dos municípios de vários estados membros da UE". Mais, em Esquerda.net. 

Rui Curado Silva

Há mais de 800 anos, a ria de Alvor foi invadida por embarcações de cruzados que ajudaram D. Sancho I a conquistar o castelo aí edificado aos almóadas. Rezam as crónicas que a conquista de Alvor foi de extrema violência, mesmo para os padrões da época. Foi preciso esperar pelo século XXI para que tal nível de violência regressasse à ria de Alvor.
Aprígio Santos lançou as máquinas à ria destruindo uma extensa parte de área protegida Natura 2000 através de terraplanagens, arranque e queimadas ilegais. A vida do maior empresário figueirense ilustra na perfeição o que foi a fúria betonizadora em nome da especulação imobiliária que grassou nas últimas décadas no nosso país. Gosto de pensar que a sua condenação pelo Tribunal de Portimão possa significar o princípio do fim desse ciclo.
As Beiras, 1 de Março de 2012

Amigo maior que o pensamento

José Manuel Pureza

A morte adoça a agrura das tensões e das disputas. Vezes sem conta, os consensos póstumos mascaram o ostracismo a que a vida foi votada por incómoda, por dissidente, por provocadora.
Assim é com José Afonso, 25 anos depois de morto. As expressões de admiração unânime por ele e pelo seu trabalho que por estes dias se têm exibido são de uma artificialidade e de uma falsidade sem limite. Os ordeiros de hoje e os normalizadores de ontem dão as mãos e debitam, entre o alívio e a pose, frases feitas de homenagem a quem querem crer que já não os poderá inquietar mais. A sua estratégia é a da desmemória que pasteuriza o passado como se ele tivesse sido feito de tranquilidade e de cordialidade palacianas. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário