segunda-feira, 19 de março de 2012

info ESQUERDA.NET 19/03/2012



Presidente da EDP recebeu perto de 3 mil euros por dia em 2011


Em 2011, a EDP pagou a António Mexia 1,04 milhões de euros, sendo que 32% deste valor corresponde a remunerações variáveis. Os sete membros do conselho de administração da EDP receberam no total 6,09 milhões de euros, o equivalente a 12.569 salários mínimos em Portugal.

Dossier Reforma Curricular no Básico e Secundário


A proposta de Nuno Crato tem apenas duas páginas de texto e outras duas com quadros anexos e deixa muitas perguntas sem resposta. Mas a falta de debate prévio à apresentação desta reforma e a urgência do ministro têm uma razão: é preciso tirar dinheiro à escola pública e despedir professores, à custa da amputação de áreas curriculares fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. Dossier coordenado por Luís Branco


Partido da Esquerda Europeia apoia referendo sobre água em Portugal


O Partido da Esquerda Europeia (PEE), que participou, nos últimos dias, no Fórum Alternativo Mundial da Água, realizado em Marselha, emitiu, neste sábado, uma declaração na qual defende “o direito inalienável à água como um bem comum da humanidade através de um processo de gestão social da água e do saneamento”.


Aumenta número de pessoas que estão em risco de cair na situação de sem-abrigo


Entre 2010 e 2011, a Cáritas Portuguesa registou um aumento de 91 por cento no atendimento de novos casos de pobreza. Desemprego e precariedade laboral podem atirar muitas pessoas para a situação de sem-abrigo, alertam as instituições. Rendimento Social de Inserção não dá sequer para satisfazer necessidades básicas. 


Saúde: Parcerias Público privadas são um “roubo aos portugueses”


Francisco Louçã afirmou este domingo estar em plena concordância com as declarações de António Arnaut, que se insurgiu contra a mercantilização da saúde. Segundo Louçã, esta tendência é “exatamente o contrário dos princípios solidários que o SNS instituiu".


"Famílias com dívidas no crédito à habitação não precisam de paliativos"


Catarina Martins defende a proposta do Bloco pela moratória nas prestações ao banco, quando houver uma redução acentuada do rendimento familiar, e pela anulação da dívida contra a entrega da casa ao banco.


O último que apague a luz


Marisa Matias

O orçamento comunitário está em vias de entrar em colapso, de não conseguir garantir os pagamentos, porque os contribuintes principais, com a Alemanha à cabeça, se recusam a aumentar as suas participações.

A Grécia estará a tornar-se num país do Terceiro Mundo?


Segundo noticia a Greek Left Review, os cortes orçamentais na área da saúde, que atingem os 40%, estão a traduzir-se no aumento do número de casos de portadores de HIV, de malária e de tuberculose. Os cidadãos não têm condições para aceder a cuidados de saúde privados e os serviços sociais estão em “colapso”.


19 de Março
Ciclo A Paleta e o Mundo III
Leituras de textos a partir de A Paleta e o Mundo.
Ver cartaz.
LisboaCasa da Achada18h30.


Sessão de Cinema
Filme As Noites Loucas de Dr. Jerryll, de Jerry Lewis.
LisboaCasa da Achada21h30.


20 de Março
Sessão Pública com João Semedo
Cascais, Casa de Santa Maria (R do Farol de Santa Marta – junto à Marina), 21h.


21 de Março
Sessão Pública: Aumento das Rendas e Despejos – E agora?
Com a participação de Joana Mortágua e Associação de Inquilinos Lisbonenses.
Costa da Caparica, Grupo dos Amigos da Costa (R Serafim Martins – perto dos bombeiros),21h30.



22 de Março

Greve Geral
Convocada pela GCTP. 
Ver cartaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário