"Construção de uma política pública para a doença de Alzheimer", é o título do seminário* de Marisa Matias que irá acontecer amanhã, dia 9 de Março, no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra. O seminário terá início às16h00, no auditório do CNC (2ºPiso, do antigo edifício da faculdade de medicina). Contamos com o a vossa presença.
*Esta iniciativa enquadra-se no âmbito das atividades do projeto BIOSENSE.
Para mais informações consulte o site da plataforma em http://biosense.org.pt, ou contacte-nos através do email biosense@ces.uc.pt
Construção de uma política pública para a doença de Alzheimer
Marisa Matias Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia Universidade de Coimbra
March 09th 2012, 16h00, CNC Auditorium (2nd floor, old FMUC building, PóloI)
Synopsis: A doença de Alzheimer e outras formas de demência têm sido alvo de atenção das políticas europeias. Marisa Matias, eurodeputada e rapporteur que investiga a situação europeia destas doenças, irá apresentar o relatório que se traduz na proposta de criação de planos nacionais dedicados a estas doenças, no reforço da cooperação entre os Estados-membros no que se refere à investigação, e consciencialização da opinião pública da União Europeia sobre as diversas formas de demência. O relatório resulta de um processo de construção política que passou por reunir e ouvir os principais peritos e atores da sociedade na matéria, entre os quais se contam legisladores, chefes de Unidades de Informação e Saúde, investigadores e membros das associações de pacientes, entre outros. O relatório foi aprovado em Janeiro de 2011 pela larga maioria dos eurodeputados, e visa reduzir as desigualdades existentes entre os Estados-membros e no interior de cada país em matéria de diagnóstico e tratamento. Neste seminário, Marisa Matias vem partilhar connosco a sua experiência, e a importância dos diálogos entre a investigação, os cidadãos e os legisladores para a construção de diretivas Europeias com significado para a vida de todas e todos nós na Europa.
Marisa Matias é doutorada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e é Investigadora do Centro de Estudos Sociais. O seu domínio de especialização é a Sociologia da Ciência e da Tecnologia. As suas áreas de interesse incluem as relações entre ambiente e saúde pública, ciência e conhecimentos e democracia e cidadania. Escreveu, entre outros textos, "Rumo a uma saúde sustentável: Saúde, ambiente e política", Saúde e direitos humanos, 3, 2006 (com João Arriscado Nunes), e "Don´t treat us like dirt: The fight against the co-incineration of dangerous industrial waste in the outskirts of Coimbra", South European Society & Politics, 9, 2004. Enquanto eurodeputada e relatora da "European initiative on Alzheimer`s disease and other forms of dementia" apresentou em Janeiro de 2011 o relatório que pode ser consultado na versão portuguesa ou inglesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário