Numa das poucas entrevistas que concedeu durante a sua vida, Neil Armstrong declarava: “A minha fama é desmedida. Eu só fui um homem entre mais de 400.000 cientistas, engenheiros e técnicos que tornaram possível aquela viagem”. Hoje parece ser um bom dia para fazer uma homenagem àquela equipa e a todos os homens e mulheres que nos fizeram sonhar com a exploração espacial. Proponho-vos responder a esta pergunta: para que serve explorar o espaço? Eis as minhas 3 razões.
1) A exploração do espaço revolucionou a vida na Tierra.
A investigação espacial salvou milhares de vidas humanas. Pensais que exagero? Permitam-me dar alguns edemplos: a ressonância magnética, desenvolvida pela NASA durante o programa Apolo, é a técnica que hoje se utiliza nos hospitais de todo o mundo para detetar os tumores. Graças aos satélites podemos detetar com antecipação os furacões, prevenir a população antes das inundações, coordenar as atuações de emergência durante as catástrofes, compreender o processo de destruição da selva amazónica ou estudar a desertificação e as alterações climáticas.
2) A exploração espacial recorda o nosso lugar no Universo.
Observai por uns instantes a fotografía que está em cima. Foi tirada durante a misisão “Apolo 11″, comandada por Neil Armstrong. Esse frágil lugar é o cantinho partilhado pela familia humana. E Carl Sagan explicava assim:
“As fronteiras nacionais não existem, quando alguém olha para a Terra a partir do espaço. Os fanatismos étnicos e religiosos ou os chauvinismos nacionais são difícieis de defender, quando vemos o nosso planeta com uma diminuta luz diante da cidadela das estrelas. Viajar amplia as perspetivas da mente […] Se queremos sobreviver como espécie, teremos que deixar de lado as nossas lealdades nacionais para incluir toda a comunidade humana, todo o planeta Terra. Muitos dos dirigentes dos nossos países consideram repelente esta ideia. Não querem perder o poder. Falar-nos-ão de traição e de deslealdade. Mas as nações ricas terão que ajudar as mais pobres, porque a escolha, como dizia H.G. Wells, é o universo ou nada”.
3) A exploração do espaço é inevitável porque somos humanos.
Ao fim e ao cabo, a exploração espacial é só uma variação sobre o tema humano de todo o tempo e lugar: inventar aventuras, desafiar os nossos límites, tratar de compreender o mundo que nos rodeia.
- Publicado em: http://www.principiamarsupia.
com/ - Tradução e adaptação: António José André
Sem comentários:
Enviar um comentário