segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

info ESQUERDA.NET 27/02/2012



Sindicato acusa Zara de intimidar trabalhadores


O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) acusa a Zara de estar a "aproveitar-se da crise que atravessa o país para reduzir os custos com pessoal". CESP pede atuação da Autoridade para Condições do Trabalho e do ministro da economia. Precários Inflexíveis demonstram solidariedade com trabalhadores.



Transtejo reduz dezenas de ligações fluviais no Tejo


A partir desta segunda feira o grupo Transtejo reduz o número de carreiras fluviais entre Lisboa e a Margem Sul. Durante a semana são cortadas 32 ligações por dia, ao sábado são cortadas 56 ligações e ao domingo 62. Os trabalhadores condenam os cortes de carreiras e realizam plenários, com paralisação.


O Neo-Realismo em Portugal


O Neo-Realismo em Portugal não se esgota na sua componente literária, estando igualmente associado às artes plásticas e à história da resistência antifascista. O seu comprometimento com a transformação humana do mundo e a permanente articulação entre o individual e o coletivo são alguns dos traços que caracterizam as obras neo-realistas. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.


Sete diferenças entre gerir um Estado e gerir uma casa


Ricardo Coelho

Será que gerir um Estado é semelhante a gerir uma casa? A resposta evidente para quem pensa minimamente sobre a questão é um categórico não. Mas vale a pena refletir melhor sobre o assunto, para podermos mais eficazmente desmontar esta ideia abstrusa.


Eleftherotypia, o jornal dos trabalhadores


Sem salário desde Agosto e em greve desde Dezembro os trabalhadores rejeitaram o plano de falência proposto pela empresa, lançaram mãos à obra e produzem à revelia o seu próprio jornal "Os trabalhadores", que se tornou o mais lido do país. Por Nelson Peralta, em Atenas


Vigília de professores à porta do Ministério da Educação


A FENPROF iniciou uma vigília de 24 horas frente ao Ministério da Educação contra a instabilidade dos contratos a prazo e o desemprego que afeta a classe.


27 de Fevereiro
Projeção do filme: “Gangsters falhados”
De Mario Monicelli, 1958, 108 min.
Ver 
programa de fevereiro da Casa da Achada.
Lisboa
Casa da Achada21h30.

Debate: Em defesa da Escola Pública
Com a deputada Ana Drago e Manuela Mendonça, presidente do Sindicato dos Professores do Norte. 
Ver 
panfleto.
Penafiel, Auditório da Biblioteca Municipal, 20h30.

Debate ATTAC À CRISE
Com Eugénia Pires e Sandro Mendonça.
Ver 
cartaz
Lisboa, livraria Barata (Av. de Roma, 11-A), 18h30.

1 de Março
Seminário: Economia e política no capitalismo: Poulantzas e Ellen Wood
Coordenação: Gilberto Calil e Carla Silva.
Lisboa, Edifício I&D, Sala Multiusos 1 da FCSH (Av. Berna, nº 26), 17h.


Sem comentários:

Enviar um comentário