quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Esquerda.net apresenta simulador para calcular efeito da nova lei das rendas



Respondendo a uma necessidade de esclarecimento que não encontra resposta em nenhum site ou serviço do Estado,o esquerda.net disponibiliza desde hoje um simulador que permite calcular, em tempo real, quanto irá pagar cada inquilino abrangido pelas novas regras de arrendamento propostas pelo Governo.

Artigo | 14 Fevereiro, 2012 - 17:35


A aplicação interativa agora divulgada, e que pode ser acedida aqui, permite simular o impacto das diversas possibilidades previstas na proposta de lei. Com um simples clique é possível saber qual o novo valor a pagar pelos inquilinos com uma renda fora do mercado livre de arrendamento, bem como o valor da possível indemnização a que o inquilino terá direito no caso do proprietário não aceitar a sua proposta. Caso o proprietário não possa, ou não pretenda, indemnizar o inquilino, esta aplicação interativa permite ainda, com base no valor patrimonial da casa, calcular o valor da nova renda.
O simulador desenvolvido pelo esquerda.net responde a uma necessidade que, incompreensivelmente, não encontra resposta em nenhum site ou serviço do Estado. Esta ferramenta digital pode ser descarregada como uma aplicação autónoma ou ser afixada em qualquer blogue ou site, através do código que se encontra presente nesta página
Tratando-se, como é o caso, de uma lei complexa e que afeta essencialmente cidadãos com fraca capacidade para tomarem conhecimento dos labirintos legais previstos na proposta do Governo, o Bloco de Esquerda pretende, com esta iniciativa, apresentar uma plataforma que, de forma simples e eficaz, responda às principais dúvidas e evite potenciais abusos sobre os mais desprotegidos.
As proposta do Governo e do Bloco são discutidas, na próxima quinta-feira, no Parlamento. 
O Esquerda.net tem dedicado especial atenção aos efeitos sociais de uma lei que pretende flexibilizar o arrendamento e facilitar os despejos, sendo possível encontrar informação mais detalhada e a resposta às principais dúvidas no dossier sobre a lei dos despejos e a crise na habitação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário