segunda-feira, 13 de maio de 2013

info ESQUERDA.NET 13/05/2013



Governo aprova despedimentos na função pública e cortes nas pensões, Portas aceita


O Governo aprovou neste domingo os cortes impostos pela troika e pelo governo Merkel, nomeadamente os despedimentos na função pública e a nova taxa sobre as pensões. Paulo Portas e o CDS aceitaram a “TSU dos pensionistas”, acrescentando apenas que é a “título excecional”. Vítor Gaspar nem esteve na reunião do conselho de ministros.



“O Povo pode ser governado em nome dele próprio e da democracia”


Em declarações ao esquerda.net, José Reis salienta a correção da denúncia feita pelo Congresso das Alternativas de que o memorando era uma estratégia para empobrecer e destruidora da sociedade portuguesa. Frisa ainda que a “esquerda tem muitos denominadores comuns que apelam à convergência e ao entendimento”.


Governo de Merkel quer mais austeridade na Europa do Sul


O presidente do Deutsche Bank, o maior banco privado da Alemanha, criticou a baixa da taxa de juro decretada pelo BCE. Um relatório interno do Governo de Merkel, dado a conhecer pela revista “Der Spiegel”, considera que a União Europeia está a avançar devido ao pacto orçamental e exige mais sacrifícios nos países da Europa do Sul. Para 1 de junho, está marcada a manifestação internacional “Povos Unidos contra a troika”.


“É falso que o Estado português seja um Estado gordo”, diz Semedo


O coordenador do Bloco de Esquerda considera que o Governo deve “ler com atenção” algumas conclusões do relatório da OCDE e salienta “a brutal carga fiscal” e a falsidade “que o Estado português seja um Estado gordo” e “perdulário”. O coordenador do Bloco realça “que o descontentamento popular e o protesto social vão acabar por condenar este Governo à sua demissão”.


Carvalho da Silva acusa Paulo Portas de fazer encenação


Na abertura da conferência "Vencer a crise com o Estado Social" do Congresso Democrático das Alternativas, Carvalho da Silva acusou Paulo Portas de encenação e "destacadas figuras” do PS por o credibilizarem. A encerrar, José Reis salientou que o memorando e a política de austeridade empobrecem o país e destroem a sociedade e que a esquerda tem muitos denominadores comuns que apontam para a convergência.


Aí vai o benchmark a 10 anos, aí vem a boia de salvação do BCE


Ao governo apenas importa acalmar a troika e assegurar, a qualquer custo, que os requisitos que tornam a dívida pública elegível para o programa de recompra de dívida pública do BCE, são cumpridos, e com isso, a “imposição” de um segundo resgate. Artigo de Eugénia Pires, publicado em auditoriacidada.info


“Examina filho, examina”


Luís Monteiro

A par da ilha de Malta, somos o único país europeu que obriga alunos de 9 anos a fazerem um exame para finalizarem o ensino primário.



13 de maio

Lançamento do livro: Não acredite em tudo o que pensa - Mitos do senso comum na era da austeridade
Coordenação de José Soeiro, Miguel Cardina e Nuno Serra. O livro será apresentado por Fernando Rosas, Sandra Monteiro e José Pacheco Pereira. Ver convite.
Lisboa, Fnac Chiado, 18h30.

14 de maio

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia
Alfred Marshall por João Carlos Graça (Prof.Aux. ISEG). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala C501 do edifício 2 do ISCTE, 18h30.

15 de maio

Conferência sobre censura e liberdade de expressão: Comunicação Social
Promovida pelo movimento Não Apaguem a Memória. Intervenções de M. Manuel C. Magalhães (NAM) e Carla Cardoso. Oradores: Fernando Correia, Diana Andringa, Daniel Ricardo.
Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,11h.


Debate: “Propinas e ação social – cortes ou alternativas?”
Com a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. Ver cartaz.
Lisboa, sala 2.13 da Faculdade de Letras, 15h30.

16 de maio

II ciclo de conferências Pensar os Pensadores da Economia


John Kenneth Galbraith por José Reis (diretor e prof. catedrático FEUC e investigador CES). Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, na sala 119 da Novasbe, 18h30.


Sem comentários:

Enviar um comentário