domingo, 18 de março de 2012

Newsletter Nº4/2012 do Bloco de Esquerda/Coimbra


Coordenadora Nacional de Jovens Estudantes do BE repudia mais aumentos de propinas

Aumentar as propinas não se vai traduzir em menos estudantes com dificuldades nas Universidades; apenas vai acelerar o processo de expulsão deliberada de mais estudantes do Ensino Superior Público!

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) aprovou ontem, ao final da tarde, uma recomendação para que as instituições procedam a um aumento de cerca de 30 euros no valor da propina máxima no próximo ano letivo para poder financiar um fundo de apoio aos estudantes em dificuldades financeiras.
A recomendação surge na mesma altura em que a propina máxima aplicada ao Ensino Superior Público sofre uma atualização, à taxa média de inflação de 3,7%, no valor de 1.036, 60 euros.
O maior aumento da década das propinas no Ensino Superior Público poderá estar agora comprometido com mais 30 euros elevando o valor final a pagar para os 1.066,60 euros.
A Coordenadora Nacional de Jovens Estudantes do Bloco de Esquerda, repudia o anúncio por parte do governo do aumento das propinas com a mesma força que o faz em relação à posição pública do Conselho de Reitores que sugere outro aumento das propinas para, supostamente,  financiar um fundo de apoio aos estudantes. Aumentar as propinas para esse suposto fim não se vai traduzir em menos estudantes com dificuldades nas Universidades; apenas vai acelerar o processo de expulsão deliberada de mais estudantes do Ensino Superior Público! Ler mais...


Jornal gratuito contra o governo da troika

O Bloco está na rua com um novo jornal gratuito em que anuncia as Jornadas Contra o Governo da Troika e as alternativas à austeridade e ao empobrecimento. A extinção forçada de mais de mil freguesias que o Governo pretende é outro dos temas em destaque neste jornal. Lê aqui o jornal em pdf.


O Bloco de Esquerda propôs no Parlamento que as populações das freguesias ameaçadas de extinção ou fusão sejam consultadas em referendos locais para decidir o seu futuro. Todos os outros partidos votaram contra esta proposta. Mas em muitas Assembleias Municipais, os mesmos partidos defenderam a proposta do Bloco pelos referendos. É mais uma prova de que o país precisa de uma esquerda de confiança, que defenda em São Bento os compromissos assumidos com o povo. Lê aqui o comunicado do Bloco.


A Assembleia Municipal de Coimbra adoptou, sob proposta do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, uma moção que apela à Assembleia da República e ao Governo para que seja criado um Programa de pequeno-almoço na escola, a ser distribuído diária e gratuitamente, ao longo de todo o ano letivo. Ler mais...




Sem comentários:

Enviar um comentário