sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como está magoada a Escola de Bruscos...‏

terça-feira, 15 de Junho de 2010


A Escola Primária vai fechar ...

Ontem houve aqui reunião. Gostei quando os vi chegar ..., gosto de ter cá gente dentro. E à noite também. Mas esta não foi uma daquelas reuniões como tem acontecido nestes últimos anos, em que os meus antigos alunos, agora já homens e mulheres, vem resolver os meus problemas, que também são os problemas das suas crianças. É verdade estes pais já foram meninos e meninas aqui dentro! E como eu gosto tanto deles todos!
Mas ontem, não sei porquê adivinhei que seria diferente, vieram mais umas pessoas importantes lá da Vila, e depois percebi tudo, resolveram que eu ia fechar! sim fechar, perceberam bem?!
Vou fechar, estou triste com a minha morte. Mas esta era já uma morte anunciada. Lembro-me quando abri ..., eu tinha duas salas; uma cheia de meninos, outra cheia de meninas, sim naquele tempo não havia misturas. Depois veio o 25 de Abril, e os meninos e as meninas misturaram-se. Lembro-me da hora do recreio, com as correrias, as cantigas, as brincadeiras ...
Ai, como agora essa saudade dói! Vou fechar!
Não sei de quem é a culpa, mas também não me interessa, só sei que vou fechar!
E ontem de noite além dos pais, que na realidade já são poucos (comparados com os dos outros tempos), não estava muita gente cá fora para me defender; além de um avô e de uma avó, só mais duas ou três pessoas! Pensei que viessem todos! ..., pensei e esperei que ao menos aparecessem os de Bruscos, mas não, ninguém apareceu. Apetece-me gritar! Vou fechar! Vou fechar! Vou fechar!
Digo adeus a todos com carinho. Em breve o pó, as teias, as ervas vão invadir-me, vou morrer ...!, já não sirvo para o que me fizeram, acolher crianças!
Os meus vizinhos vão deixar de ouvir o barulho das brincadeiras, os risos e as cantilenas das minhas crianças, e vão ter saudades ...
Obrigada para a São e o Zé Luís, que ontem estavam à porta a pedir para eu não fechar, eu sei que sempre gostaram de mim e dos meninos e meninas que por aqui passaram, mas a vida é assim ..., tudo acaba, nada dura para sempre ...
Despeço-me de todos os que conheci, e que nestas salas aprenderam a ler, a escrever a contar, a conhecer o mundo, a nossa História e as nossas raízes!

Adeus, até sempre...


assina:
Escola Primária de Bruscos.

8 comentários:

  1. Nulidade é a política absolutamente derrotista e arrasadora que fazem!!!Já aqui vi inúmeras críticas mas a política de crítica já há muito que foi derrubada!Pois seguindo a crítica vem sempre a solução!!!E soluções???Por incrível que pareça não as vejo!!!Trata se de uma réplica de PCP!Só falta o gravador e a cassete!!!

    ResponderEliminar
  2. Sr Mauro Martins,

    Em primeiro lugar, a mensagem publicada sobre o encerramento da escola de Bruscos não é uma mensagem do Bloco de Esquerda, é sim uma mensagem que está a circular entre antigos alunos da referida escola, independente de cores políticas.
    Em segundo lugar, uma possível solução seria a criação de um centro de dia no edifício da antiga Escola Primária, que neste momento tem com certeza todas as condições para o efeito.
    Em terceiro lugar, gostava de o questionar, se, na sua opinião, todas as obras de restauração realizadas recentemente no edifício foram "uma solução", tendo em conta que vai agora ser encerrado? Se acha que sim, não tem qualquer moral para demonizar as nossas críticas e nos exigir soluções.

    ResponderEliminar
  3. para ti Tiago, não percas energias com quem só denota incompetência e incultura. não percas tempo com futilidades e ignorâncias.vai ao blogue do Bloco Condeixa e vês o trabalho inútil desse individuo. jorge mateus

    ResponderEliminar
  4. Incultura???O senhor por acaso sabe o que é cultura?Qual a definição de cultura?Quanto ao trabalho realizado somente está à vista o prometido pelos deputados municipais em passar a informação!Se o que vê designa por incompetência isso o problema é seu mas dê-se por muito feliz por ter sido candidato porque se não fosse a incompetência nem sequer constava nas listas do partido!!

    ResponderEliminar
  5. Snr Mauro!
    Não ofenda as pessoas, seja educado, demosntre cultura!
    Leia bons livros,e não mostre curriculo.
    Por acaso não viveu o 25 de Aril, nunca me costou que fizesse parte de listas de estudantes de esquerda, não sabe o que isso é, está longe de ser um activista como eu fiu.
    As suas convicções são ocas, não denotam conteúdo intelectual.
    Tem de comer muito sal para saber o que é a vida, por isso não julgue as pessoas, olhe para si.
    Numa coisa concordo consigo, não fora a ignorância e jamais teria sido cabeça de lista numa junta de freguesia.
    Dexe-se de comentários bacôcos e remeta-se ao seu trabalho de pau mandadado dos caiques!

    ResponderEliminar
  6. MEU PAI LEONEL SIMÕES ALEGRE, QUE NASCEU EM TRAVEIRA , ESTUDOU EM BRUSCOS EM 1940, E QUANDO FUI A ´PORTUGAL, COM MUITO ORGULHO VISITEI A ESCOLA EM QUE ERA FREQUENTADA POR ELE, A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DE ALGUMAS PESSOAS NÃO PARECE TER NENHUM SENTIDO, MORAMOS NO BRASIL, E AQUI É MUITO COMUM DERRUBARMOS TODA A NOSSA HISTÓRIA E PATRIMONIO, PENSEI QUE EM PORTUGAL ISSO AINDA ERA PRESERVADO, SERÁ QUE NINGUÉM PENSA EM REFORMA E MODERNIZAÇÃO SEM DESTRUIÇÃO?

    ResponderEliminar
  7. Eu inês que andei na escola EB1 de Bruscos esou muito triste por ela fechar porque eu já ando no ciclo e se a escola não tivesse fechada ia ai visitar os meus colegas e a minha querida professora deolinda, que sempre que eu precisei de ajuda ela esteve lá sempre para me ajudar nunca me vou esquecer do dia mais feliz da miha vida foi andar nesta escola com colgas que eu conheci.
    Adorei a professora que eu tive, sempre disponivel para me ajudar.

    Inês Figueira

    ResponderEliminar
  8. Eu tambem já tenho muito saudades dos meus colegas e da minha professora, ela sempre me avisou, quando eu me portava mal, ainda hoje eu lhe ligo para falar com ela. E tenho muita pena que a minha escola tenha fechada eu gostava muito dela. Eu agora já ando no 5ºano no Instituto de Almalaguês.
    Eu gostava mais da minha escola primária era divertida. A professora deolinda sempe me ajudou no que fose preciso era tinha muita razão quando me dizia para eu me portar bem. Ela tambem tinha muita paciência para e aturar ela esteve sempre disponivel para me ajudar. Adeus professora deolinda gosto muito de si.
    Adorei andar nesta escola.
    Adeus escola
    Bjs da Inês Filpa Gomes Figueira.

    ResponderEliminar