Syriza quer governo de esquerda para romper com a troika
Os partidos da troika podem ficar em minoria no parlamento grego. O líder do Syriza, que alcança o segundo lugar na eleição, propõe um governo de esquerda para romper com o memorando. E diz que "Merkel tem de perceber que as políticas de austeridade sofreram uma grande derrota". Resultados na Grécia são um “sinal importante que o povo grego dá à Europa”, afirmou a eurodeputada do Bloco Marisa Matias. (Notícia em atualização.)
Franceses derrotam Sarkozy na segunda volta
A decisão das presidenciais foi tomada por 80% dos eleitores: François Hollande é o novo Presidente de França com 52% dos votos e diz que o resultado representa uma nova esperança para a Europa: a de que "a austeridade não pode continuar a ser uma fatalidade". Sarkozy assumiu a derrota e prometeu afastar-se das legislativas de 10 e 17 de junho. Para o Bloco, a vitória de Hollande é um sinal claríssimo da derrota do "dueto Merkozy".
Bloco marca Convenção e defende produtores contra a "ditadura da grande distribuição"
No final da reunião da Mesa Nacional do Bloco que marcou a VIII Convenção Nacional para 10 e 11 de novembro, Francisco Louçã desafiou o dono do grupo Jerónimo Martins a fazer descontos de 50% nos 365 dias do ano naqueles produtos em que o Pingo Doce "tem margens de lucro de 80 e 75 por cento". O Bloco voltará a propor uma lei "para fixar margens, regras e contratos entre os distribuidores e produtores e para proteger produtos essenciais".
O que nos diz a Europa?
Fabian Figueiredo
Até há uns tempos atrás afirmava-se que os povos europeus se tinham conformado ao papel de marioneta. Hoje, esse filme parece ter perdido o estatuto de blockbuster.
Merkel derrotada em estado alemão
Primeiras estimativas mostram que CDU e liberais perderam a maioria no estado de Schleswig-Holstein. CDU pode ter vencido por pequena margem mas tem o pior resultado desde 1950.
"O problema grego é um problema europeu"
Em fevereiro de 2010, o esquerda.net entrevistou Alexis Tsipras sobre a crise e as respostas da esquerda grega. Dois anos depois, a coligação grega Syriza tornou-se no partido que vai liderar a oposição à troika na Grécia.
8 de Maio
Sessão sobre nova lei das rendas
Organização: concelhia do Bloco de Esquerda de Lisboa.
Lisboa, Auditório Carlos Paredes (Av. Gomes Pereira nº 17), 18h.
Apresentação, seguida de debate, do documentário Donos de Portugal
Com a presença do autor, Jorge Costa.
Odivelas, sede do Bloco (Rua Miguel Rovisco s/n | praceta das finanças de Odivelas), 21h.
10 de Maio
Seminário: Pensamento Crítico Contemporâneo
Keynes e keynesianismos, por João Rodrigues, e Negri e Hardt: Império, multidão e comum, por José Neves. Comentário de Ricardo Noronha.
Mais informações.
Lisboa, Auditório B103 do ISCTE-IUL (Av. das Forças Armadas),
Sem comentários:
Enviar um comentário