segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

info ESQUERDA.NET 19/12/2011



"O último a sair que apague a luz" é a mensagem de Passos Coelho aos portugueses
Em reação às declarações de Passos Coelho, que aconselhou os professores que ficaram sem emprego a irem trabalhar para o Brasil ou Angola, o dirigente bloquista Jose Gusmão diz que depois dos jovens e dos professores, falta saber "quem será o próximo conjunto de portugueses a quem o Governo apontará a porta da rua". O Bloco considera ainda que a promessa de baixar impostos em ano de eleições contrasta com a "borla fiscal" à banca que se poderá estender por 20 anos.
Ler mais.

Convenção de Lisboa: Auditoria "para desarmar ideias feitas"
A Convenção de Lisboa contou com 600 participantes para discutir e formalizar o arranque da Auditoria Cidadã à Dívida Pública portuguesa. Carvalho da Silva diz que ela vai servir para combater a propaganda de "que temos todos andado a viver acima das nossas possibilidades".


Passos Coelho: "Reformas vão valer metade" daqui a 20 anos" 
O primeiro-ministro diz que quando chegar a altura da sua reforma, o valor das pensões será cerca de metade das que existiam em 2007. Passos Coelho voltou a defender a privatização da Segurança Social e abriu a porta para novo aumento da idade da reforma depois de 2013.


A Rússia dos indignados
As eleições na Rússia aconteceram como de costume, com falsificações massivas e com a pressão dos poderes para assegurar a vitória do partido do poder “Rússia Unida”. O que muda, é a amplitude dos protestos contra estas falsificações. Por Carine Clément.


Dossier - Irlanda: o fracasso da austeridade
Em fevereiro, o governo do Fiánna Fail foi substituído por uma coligação Fine Gail / Partido Trabalhista. Esta ‘mudança de cadeiras’ não veio, contudo, a traduzir-se numa verdadeira mudança de políticas. A receita da austeridade, que já deu provas evidentes do seu falhanço, continua a ser aplicada como solução mágica para a crise. Dossier organizado por Mariana Carneiro.


E, se em 5 segundos, a tua casa fosse abaixo?
Helena Pinto 

Porque é que as “torres” do Aleixo vêm abaixo? Porque estão num local privilegiado, uma zona de eleição da cidade Invicta, que não pode pertencer aos pobres.

Memória
Miguel Portas 

Sarkozy não quer para a França a cura que impõe aos outros e até explica porquê. Deve pensar que somos mesmo muito estúpidos...

"Defendemos o caminho do referendo ao Tratado Europeu"
Luís Fazenda lembrou que nenhum dos anteriores governos de direita cumpriu os critérios para o défice das dívidas públicas, anunciados por Angela Merkel, e defendeu a alternativa do referendo sobre o Tratado Europeu: "dar a palavra ao povo".


19 de dezembro

Homenagem aos docentes universitários demitidos pelo regime fascista do Estado Novo (1933-1974)
Ver convite.
Coimbra, Universidade de Coimbra.
21 de dezembro
"Desamarras - Rostos do Rendimento Social de Inserção"Um documentário de João Carlos Louçã, Nuno Moniz e Ricardo Sá Ferreira.
Projeção e debate com Renato Miguel do Carmo, do Observatório das Desigualdades do ISCTE.
Ver trailer.
Lisboa, Livraria Ler Devagar/Lx Factory, 21h30
22 de dezembro

Ciclo de cinema sobre os Mundos do Trabalho
Filme as Vinhas da Ira, de John Ford. Comentado por Amarante Abramovici e Tiago Afonso. Vercartaz.
PortoAuditório do Grupo Musical de Miragaia21h.


Sem comentários:

Enviar um comentário