segunda-feira, 29 de abril de 2013

info ESQUERDA.NET 29/04/2013


Cavaco é responsável pela "situação dramática em que vivem muitos portugueses"


João Semedo responsabilizou o Presidente da República pela "situação dramática em que vivem muitos portugueses", por "sustentar" o Governo, que "só sobrevive", porque "não o demite como devia fazer". O coordenador do Bloco defendeu ainda que "em Portugal, é necessário construir um consenso contra a austeridade, o memorando e a troika. É esse o consenso que pode tirar o país da crise".



  

Islândia: direita que causou a crise volta ao poder


Esquerda penalizada por ter aplicado receitas do Fundo Monetário Internacional e pelos acordos que negociou com a Holanda e o Reino Unido em torno das indemnizações aos depositantes do banco Icesave, que foram rejeitadas duas vezes em plebiscito.


Gaspar é responsável por perda de 1.700 milhões de euros nos contratos "swap"


Catarina Martins acusa o ministro das Finanças de ter conhecimento dos contratos de alto risco celebrados por empresas públicas e nada ter feito. Resultado: nos dois anos deste governo, o buraco causado passou de 1.400 milhões para 3 mil milhões de euros. “Vítor Gaspar é culpado por estes 1.700 milhões que se perderam enquanto ele estava com o 'dossier' na gaveta”, disse a coordenadora do Bloco.


Marisa Matias - Moralidade é coisa que nada diz ao BCE?


A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, questiona Vítor Constâncio sobre os lucros obtidos pelo Banco Central Europeu, obtidos à custa das dificuldades que alguns países estão a enfrentar. O Vice-presidente do BCE responde que questões de moralidade não estão aqui envolvidas...


Stiglitz: a austeridade leva a Europa ao suicídio


Em entrevista à Bloomberg, o prémio Nobel da Economia afirma que nunca houve um programa de austeridade que tivesse sucesso num grande país, e que a austeridade acrescentada às restrições do euro são uma combinação letal, que está a destruir o capital humano.


Povos unidos contra a troika: Manifestação Internacional dia 1 de Junho


Numa conferência de imprensa promovida pelo movimento Que se Lixe a Troika, ativistas de cinco países europeus anunciaram a realização de uma mobilização internacional no próximo dia 1 de junho. “A partir de hoje, a data de 1 de junho será divulgada à escala europeia e todos e todas estão convidados a juntarem-se num protesto internacional contra a troika e contra a austeridade… a favor que sejam os povos a decidirem as suas vidas”.


É urgente articular resistências a nível internacional


Francisco Alves

Vivemos tempos de grandes transformações na estrutura social e económica provocadas pela violência da crise. A articulação das resistências a nível internacional é uma dimensão necessária neste combate à austeridade.



Fotogaleria 25 de Abril em Lisboa




29 de abril

Debate: “O Estado Social e o Direito à Reforma”

Organização: Associação de Aposentados,Pensionistas e Reformados. Com Raquel Varela (investigadora da UNL) e Maria Rosério Gama (presidente da APRe!). Ver cartaz.
Oeiras, Centro Social Paroquial de Nova Oeiras, 15h.


Cinema: “O Tonio e as Toninhas”, de Jacques Becker
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

30 de abril

Concerto de homenagem a Miguel Portas
Com Kalu e Zé Pedro (Xutos), Bandex e Diabo a Sete, com intervenções políticas de João Semedo e Marisa Matias.
Lisboa, Largo Camões, 21h.


A Comissão apresenta o filme “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa
Ver convite.
Lisboa, Caixa Económica Operária (R Voz do Operário, 64), 21h.


Sem comentários:

Enviar um comentário