segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

info ESQUERDa.NET 06/09/2012



Relvas ainda está a estudar modelo de privatização da RTP


O Governo escolheu Alberto da Ponte, que liderou a Central de Cervejas e é conselheiro da EDP desde abril, para presidente da estação pública de televisão. O ministro continua sem falar sobre o futuro da RTP, mas criticou os portugueses por darem "demasiada importância aos pormenores". Entretanto, a União Europeia de Radiodifusão pediu ao Governo que "abandone os planos que visam colocar a RTP em mãos privadas".



Greves no grupo Galp Energia e nos portos


Os trabalhadores das empresas do grupo Galp Energia, nomeadamente Galp, Petrogal e Lisboagás, farão três dias de greve nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Lutam por melhores salários e contra as alterações ao código de trabalho. Os trabalhadores do setor marítimo e portuário farão greves, entre 17 e 24 de setembro, contra a revisão do regime jurídico do trabalho portuário, que pode deixar sem trabalho metade dos trabalhadores.

Não faltes à avaliação da troika!


Luís Branco

É já no dia 15 de setembro que o segundo ano do memorando da troika encontrará na rua a primeira grande resposta ao empobrecimento forçado de todas as gerações.


"Privatizar a RTP é uma ameaça à democracia"


António Pedro Vasconcelos esteve presente no Fórum Socialismo 2012 para falar sobre a ameaça de privatização do serviço público de televisão.


Assange, Wikileaks e a censura no século XXI


Assim funciona o mundo de hoje, igual ou pior desde o instante em que a segurança nacional serviu para aniquilar os direitos humanos. Na versão de O Leopardo 2.0, tudo foi clonado para preservar a essência das mentiras. Artigo de Fernando Báez, assessor da UNESCO e autor da "História universal da destruição dos livros", para o esquerda.net.


Cartilha "normalizada" do Estado Novo?


Fernando Rosas

Fernando Rosas, em artigo divulgado no jornal Público, intervém na polémica que tem oposto os historiadores Rui Ramos e Manuel Loff, a propósito da visão “normalizada” do Estado Novo que o primeiro quer impor como consensual.




EUA: O velho Sul volta ao moderno Partido Republicano


A transformação dos Estados Unidos de uma nação de maioria branca num país multirracial que já não está destinado a manter a sua hegemonia mundial, acrescida por uma intratável recessão que tem as suas raízes numa crise do capitalismo, esta mudança de época convocou as sombras do ressentimento racial. Artigo de Harold Meyerson.





7 de setembro
II encontro preparatório da campanha feminista anti-austeritária
Organização: UMAR. 


Lançamento Público da Associação de Combate à Precariedade no Porto
Ver evento no facebook.
Porto, Olimpo Bar Café (R da Alegria, nº26, junto aos Poveiros (aqui), 18h30.


Sem comentários:

Enviar um comentário