terça-feira, 24 de janeiro de 2012

info ESQUERDA.NET 23/01/2012



Dossier: Os escândalos da TDT



O processo de implantação da TV Digital Terrestre em OPortugal só pode ser definido por uma palavra: escândalo. Na verdade, muitos escândalos. Neste dossier, o Esquerda.net lista 5, mas poderiam ser mais. Mostramos como muitos portugueses vão ser obrigados a pagar para ter a mesma televisão, num processo que só beneficiou as TVs privadas e as operadoras  de telecomunicações.


Bloco propõe que grandes distribuidoras sejam proibidas de pagar abaixo do custo aos produtores


No encerramento da conferência “Agricultura e Mundo Rural - o futuro da PAC", em Lisboa, Francisco Louçã acusou os poderosos do país de só pensarem em si e anunciou que o Bloco vai propor também “a obrigatoriedade da consagração do contrato entre as grandes distribuidoras e os produtores”.

Marcha da Indignação



Milhares de pessoas participaram na manifestação promovida pela plataforma 15 de Outubro em Lisboa, que partiu do Marquês de Pombal até à Assembleia da República.


CT's do Parque da Autoeuropa repudiam acordo de concertação



Coordenadora das CT's do Parque da Autoeuropa “decidiu repudiar” o acordo assinado entre Governo, patronato e UGT, “por o mesmo vir agravar as condições de trabalho dos portugueses”. A coordenadora considera que “o principal objetivo” do patronato português foi “o de atentar contra a Constituição no que diz respeito à proibição dos despedimentos individuais”.


Germanobonds


Marisa Matias

Esta semana, Angela Merkel apoiou a emissão de obrigações de dívida pública alemã destinadas aos Länder, os Estados regionais que compõem o Estado Federal Alemão. Com esta aprovação a mensagem é clara. Mão-de-ferro no que toca à Europa, mas dentro de portas as contas são outras.


#StopSOPA: hipóteses sobre a luta pela internet livre



Protestos virtuais desta semana têm muito em comum com “indignados” ou “Occupy”. Por que alcançaram uma vitória parcial tão rápida? Por António Martins, publicado em Outras Palavras


O Epigrama Estaline, de Robert Littell


Francisco Louçã

Quando foi publicado o seu primeiro livro, “As Benevolentes”, Jonathan Littell, um norte-americano que escreve em francês, revelou-se como um dos grandes autores do nosso tempo. “As Benevolentes” são a “Guerra e Paz” do século XXI, escrito como um filme sobre a tragédia do nazismo e da guerra europeia de 1939-1945. Publicado por Francisco Louçã em nota no facebook


24 de Janeiro
Ciclo de Palestras e Debates "Vidas e Vozes: Debates Compemporâneos II" - Johan Galtung por José Manuel Pureza e Karl Polanyi por João Rodrigues. Moderação de Júlia Garraio.
Org: CES-UCol
Coimbra, Galeria Santa Clara,21h15.

26 de Janeiro

"Desamarras - Rostos do Rendimento Social de Inserção" - Um documentário de João Carlos Louçã, Nuno Moniz e Ricardo Sá Ferreira.
Projeção e debate com José António Pinto (Assistente Social).
Porto, Escola Manoel Oliveira, R. Roberto Auzelle, 134, em Aldoar, às 16h
Ver 
documentário.

Conferência Internacional "The European Left achievementes, failures and chanlenges" - Lisboa, ISCTE-IUL, SalaB204, a partir das 9h45 Ver programa


Sem comentários:

Enviar um comentário