Morreu neste domingo, aos 71 anos, o guitarrista e compositor norte-americano Lou Reed. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o músico foi submetido a um transplante de fígado em maio deste ano.
Em março, Laurie Anderson, mulher do músico, falou sobre a condição de saúde do marido. "É tão sério quanto parece. Ele estava a morrer.", afirmou."Não acho que ele vá recuperar totalmente disso, mas certamente estará a fazer as coisas dele em breve", completou.
Vida e carreira
Lewis Allan Reed nasceu, no dia 2 de Março de 1942, no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, mas cresceu na região de Long Island. De origem judaica, Reed aprendeu a tocar guitarra, ouvindo rádio ainda na década de 1950, quando estava no colégio.
Foi nessa época que ele sofreu uma das experiências mais traumáticas e que seria tema de canções ao longo de sua carreira: bissexual assumido, os pais de Lou Reed submeteram o filho a um tratamento de choque para tentar supostamente curá-lo.
Fundou, em 1964, com John Cale, os Velvet Underground, uma das bandas mais influentes da história do rock. O seu disco mais conhecido é "The Velvet Underground and Nico" (1967) e a capa foi desenhada pelo artista Andy Warhol.
Lançou muitos discos a solo, como "Transformer" (1972), produzido por David Bowie, e "Berlim" (1973) e "Walk on the wild side" (1972). O seu álbum mais recente foi feito com os Metallica "Lulu".
António José André
Sem comentários:
Enviar um comentário