“Calculismo político do PR não serve a defesa da Constituição”, diz Semedo
O coordenador do Bloco considera que o “calculismo político do Presidente da República não serve a defesa da Constituição” e critica Cavaco Silva por ser “o apoio que este Governo tem necessitado para se manter a governar”, caso contrário “já teria caído em julho”. João Semedo fez estas declarações no Funchal onde reuniu com o novo presidente da Câmara, Paulo Cafôfo.
Marcha "Contra a exploração e o empobrecimento"
Milhares de pessoas participaram no protesto nacional da CGTP. Esquerda.net mostra concentração em Alcântara e registou as declarações de Catarina Martins, que afirma: “As pessoas estão mobilizadas contra um orçamento do governo que destrói o Estado Social”.
JP Morgan Chase multado em 13.000 milhões de dólares por más práticas hipotecárias
O JP Morgan Chase chegou a acordo com o Departamento de Justiça dos EUA e irá pagar uma multa de 13 mil milhões de dólares pela venda de ativos imobiliários sobrevalorizados. O JP Morgan é um dos bancos que mais ganhou com os swaps das empresas públicas em Portugal e divulgou relatório que aponta as Constituições anti-fascistas na Europa do Sul como empecilho às políticas de austeridade.
Orçamentira
José Manuel Pureza
Em Portugal, chegámos àquele tempo em que a satisfação dos delírios dos credores é tão impossível que só mesmo a mentira mais retinta os pode servir. O Orçamento para 2014 é esse cínico exercício de mentira.
Para onde vão os meus impostos em 2014?
Já está online a simulação que permite que cada pessoa saiba para onde vão os seus impostos na proposta de OE para 2014. Nuno Moniz, autor do simulador, afirma em entrevista ao esquerda.net que “a diferença que este orçamento tem com os anteriores é que este vai ainda mais longe no que diz respeito a transferir dinheiro das contribuições das pessoas daquilo que é essencial, para a dívida”.
Mapa da desigualdade em 2013: 0,7% da população detém 41% da riqueza mundial
Nova investigação revela que PIB mundial atinge maior valor da história, mas a sua divisão continua extremamente desigual. Os 10% mais ricos do planeta detêm atualmente 86% da riqueza mundial. Destes 0,7% tem posse de 41% da riqueza mundial.Artigo publicado em Opera Mundi.
22 de outubro
XII Curso Livre de História Contemporânea – A Segunda Grande Depressão
Coordenação científica: Professor Doutor Francisco Louçã.
Lisboa, FCSH-UNL - Av. de Berna, 26 C, Auditório 1 Torre B da FCSH; Edifício do ex DRM 4º piso sala multiusos nº 2; e Fundação Mário Soares - Auditório José Gomes Mota (R de S. Bento 160).
23 de outubro
Seminário Pensamento Crítico Contemporâneo e Cidade
Organização: Unipop e revista Imprópria.
Mais informações.
Lisboa, Pç. da Figueira, 18h30/20h30.
24 de outubro
II Congresso Internacional Karl Marx
Organização: Instituto de História Contemporânea da Universidade de Lisboa; Cultra – Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo; Unipop e Transform!
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Visita guiada à exposição “Mário Dionísio – 50 anos de pintura” por Eduarda Dionísio
Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada, 18h.
Sem comentários:
Enviar um comentário