terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Novo Quartel de Bombeiros de Condeixa é uma prioridade.

Em resposta ao artigo publicado pelo DC, dia 12 se Fevereiro cumpre-nos esclarecer os seguintes factos;

Os Munícipes de Condeixa-A-Nova podem contar com o Bloco de Esquerda, num quadro de total atenção e intervenção, sobre todos os problemas que possam minimizar a qualidade de vida das pessoas e ao mesmo tempo contribuir para a resolução dos mesmos. Não é, nem será apanágio do Bloco de Esquerda retirar dividendos políticos das tragédias ou acidentes – esta é a nossa postura.
Relativamente às instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, o núcleo concelhio do Bloco de Esquerda (B.E.), há muito que se preocupa com as consequências da sua localização, sem esquecer outras necessidades que vão desde a formação até à logística. Por isso, estamos solidários com as necessidades manifestadas pelos corpos sociais da Colectividade.
A partir do momento que o B.E. passou a ter assento na Assembleia Municipal, diligenciou no sentido de conhecer em profundidade as reais necessidades dos Bombeiros. Em finais de Novembro, o deputado Municipal do B.E., Dr. Ernesto Albuquerque, reuniu com o Presidente da Direcção para se inteirar da situação. Face aos problemas que lhe foram apresentados, desencadeou-se outra reunião, agora de âmbito mais alargado. Assim, no inicio de Dezembro ocorreu na sede dos Bombeiros uma reunião conjunta entre a Direcção, Comando da Corporação, deputados do B.E. de Condeixa e o Deputado Parlamentar eleito pelo B.E. pelo círculo de Coimbra, Dr. José Manuel Pureza.
Nesta reunião os representantes dos Bombeiros apresentaram os seus problemas, relativos à falta de espaço e às dificuldades nas saídas de emergência, decorrentes da localização. Não excluíram a hipótese de sair daquele espaço. A situação ideal passa pela implantação num local com boas acessibilidades, “onde um minuto pode ser importante e não fatal”.
No âmbito desta reunião, o Deputado José Manuel Pureza, prontificou-se a colaborar, ficando decidido que lhe fosse encaminhada uma proposta. É neste contexto que o B.E. de Condeixa elaborou uma proposta de aditamento ao PIDDAC, para a construção de um novo quartel. Todos estes procedimentos desenvolveram-se muito antes do acidente registado no dia 11 de Fevereiro de 2010.
Na Assembleia Municipal de 28 de Dezembro, alertou-se para a necessidade de resolver a situação do Bombeiros, questionando ao mesmo tempo se a construção de um novo Estádio de Futebol é justificável.
O senhor Presidente da C.M.C. manifesta-se (D.C.de 12/02/2010), e presta-se exactamente ao mesmo papel a que o PS nos habituou nos últimos tempos, dizendo que há um aproveitamento político da situação. Nós pautamos o nosso trabalho pela seriedade e transparência, não vivemos da política, e muito menos fazemos dela um “jogo”, por isso refutamos veementemente as suas afirmações.
O Senhor Presidente refere ao Diário de Coimbra “ que de momento não reconhece problemas de maior na actual localização do quartel” e afirma “a médio prazo terá que ser revisitada, mas não sendo desejável é, para já, suportável ” tudo isto nos deixa perplexos. Sendo a sua formação de base em engenharia civil, deve ter estudado qualquer coisa de “Urbanismo” e mesmo que se tenha esquecido deve saber que actualmente, as Cooperações de Bombeiros, as Escolas, os Serviços ou Indústrias que carecem de espaço e boas acessibilidades, todos migram para as periferias, ficando os Centros (Cental Bunis District ) como dizem Americanos, apenas para serviços e na maior parte das vezes requalificados par uso pedonal. Mas isto só ocorre nos municípios onde há responsáveis com uma visão estratégica da organização sustentada do espaço urbano, bem como uma preocupação com os reais problemas das pessoas e das instituições.
As considerações proferidas pelo Sr Presidente da Câmara traduzem o modelo da gestão Autárquica com a duração de 16 anos.
Terminamos dizendo, que pelo menos devemos ter contribuído para que se tivesse realizado, no dia a seguir ao acidente, uma reunião com carácter de urgência, entre o senhor Presidente da CMC e a direcção dos Bombeiros.
Afirmamos a urgência em prevenir hoje para termos uma resposta de maior qualidade amanhã.

Pelo BE Condeixa

Maria de Lurdes Mendes Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário