quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

info ESQUERDA.NET 20/01/2014


Chomsky descreve política interna dos EUA como “pura selvajaria”

Intelectual e ativista diz que os cortes aos programas alimentares para os mais pobres e o fim do auxílio especial aos desempregados é pura loucura e afirma que a desigualdade, hoje, está num nível nunca antes visto, pelo menos, desde 1920. Por Jacob Chamberlain, do CommonDreams.com


“O 18 de janeiro lembra-nos que há combates fundadores da luta emancipatória”

No jantar que assinalou os 80 anos da greve geral de 18 de janeiro de 1934, Fernando Rosas denuncia que os trabalhadores portugueses se encontram hoje perante um ataque similar ao que o regime salazarista perpetrou em 1933. A coordenadora Catarina Martins deu o exemplo dos trabalhadores da Linha de Saúde 24, despedidos por lutarem, e garantiu que Bloco de Esquerda está presente para continuar a luta, “sem nunca desistir, as vezes que forem precisas”.


Administração da Saúde 24 despede 16 em retaliação

Comissão de trabalhadores denuncia os despedimentos destinados a perseguir e isolar algumas das pessoas que têm sido o rosto desta luta pelo direito a um contrato de trabalho e contra a redução salarial. Retaliação é ainda mais irresponsável por se dar no meio do pico da gripe.


A nebulosa e os seus facilitadores

José Manuel Pureza

Na promiscuidade entre a política e os negócios como no futebol, o campeonato português é subalterno. O banco Goldman Sachs é um clube dessa champions league que é a nebulosa da governação global.


“Porque é que a felicidade das famílias LGBT pode incomodar outros?”

A deputada Alda Sousa questionou o parlamento europeu e afirmou: “Não há direitos a dobrar, mas também não há direitos pela metade, nem mais nem menos, direitos iguais”. A eurodeputada bloquista denunciou as perseguições e a caça um pouco por todo o mundo a cidadãos LGBT, incluindo no interior da UE, sublinhando que “é absolutamente indispensável rejeitar o preconceito e o obscurantismo medieval e recuperar a ideia, tão simples, de que somos todos iguais”. 


França: "Hollande orgulha-se de ser pior que Sarkozy"

O líder da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, afirma que o presidente francês atravessou um limite simbólico com a sua proposta de “pacto de responsabilidade”, destinado a baixar os custos do trabalho. Cortes de gastos de Hollande são o triplo dos de Sarkozy. 


22 de janeiro
Sessão pública para a apresentação do livro “A Última Criada de Salazar”
Promovida POR MÃO PRÓPRIA. A sessão contará com as intervenções de Miguel Carvalho (Jornalista e Autor do livro), e João Figueira (Jornalista e Professor de Jornalismo na FLUC). A moderação será feita por Lia Lucas (Antropóloga).
Coimbra, Café Santa Cruz, 21h30.


23 de janeiro
Conferência: “The Euro Crisis and contradictions of Neoliberalism in Europe, por Engelbert Stockhammer”



Lisboa, CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118, 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário