Dívida pública continua a subir e superou 127% do PIB
Governo e troika erram de novo nas contas. De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal, nesta quarta-feira, a dívida pública portuguesa aumentou mais de 3.800 milhões de euros no primeiro trimestre de 2013 e, em relação ao PIB, subiu para 127,3% até ao final de março. A troika previa na sexta avaliação que a dívida fosse de 122,2% do PIB no final do ano, enquanto, em abril, o governo apontava para 122,3%.
Associação de estudantes do ISCTE apela à participação na manifestação de 1 de junho
A associação de estudantes do ISCTE apela “a todos os estudantes que dia 1 de Junho saiam às ruas, que se juntem à manifestação "Povos Unidos Contra a Troika" e que venham demonstrar o seu descontentamento". Os estudantes referem que “a troika é também culpada do estado atual e das políticas de devastação do Ensino Superior”.
"Reformas dignas: só para quem pode!"
Marisa Matias critica a proposta aprovada no Parlamento Europeu sobre a sustentabilidade das pensões. "Incluir o privado como garantia de sustentabilidade para as reformas e para as pensões é fazer entrar de vez os regimes de Segurança Social na economia de casino", frisou a eurodeputada do Bloco de Esquerda.
Que interesses servem os BRICS?
Immanuel Wallerstein
Na atual situação em que existem cerca de 8-10-12 protagonistas de poder geopolítico significativo, os BRICS são definitivamente parte da nova estrutura geopolítica multipolar.
Governo dos EUA ajuda Monsanto a vender transgénicos
Em viagens oficiais, Hillary Clinton fazia lóbi para que países em desenvolvimento comprassem produtos da Monsanto. Artigo de Tom Philpott, publicado em “Mother Jones”.
Impostos perdidos nos paraísos fiscais poderiam eliminar pobreza extrema no mundo
Segundo o relatório da organização não-governamental (ONG) Oxfam, divulgado esta terça feira, os paraísos fiscais escondem 14 biliões de euros, o que implica uma perda de receita fiscal para os governos de cerca de 120 mil milhões de euros, o suficiente para eliminar, por mais de duas vezes, a pobreza extrema no mundo.
23 de maio
Seminário: História Política comparada – estudos históricos comentados
A influência da revolução cubana nas organizações de luta armada em Portugal, por Ana Sofia Ferreira (IHC/UNL).
“Até ao fim”: Cultura revolucionária e luta armada durante o franquismo, por Pau Casanellas (Universitat de Barcelona; IHC/UNL). Com comentário de Miguel Cardina (CES/UC). Ver cartaz.
Coordenação: Fernando Rosas e Paula Borges Santos.
Lisboa, Edifício ID da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - FCSH, piso 0, sala 0.06 (Avenida de Berna), 18h.
Debate: Género e Emprego
Organização: projeto e-storias d’igualdade, levado a cabo pela ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos. Ver programa. Mais informações na página de facebook e site da e-storias d’igualdade.
Penafiel, Museu Municipal (R do Paço), 18h30.
Inauguração da exposição de fotografia "Na pele", de Paulete Matos
Lisboa, espaço associativo Mob (Tv da Queimada, 33), 19h.
Tertúlia dedicada a Miguel Portas
Lisboa, Biblioteca da Junta de Freguesia dos Anjos, 21h.
24 de maio
Debate: Género e Comunicação
Organização: projeto e-storias d’igualdade, levado a cabo pela ACEP – Associação para a Cooperação entre os Povos. Ver programa. Mais informações na página de facebook e site da e-storias d’igualdade.
Porto, Maus Hábitos (R Passos Manuel 178 4º), 20h45.
Apresentação de candidatura autárquica de Odivelas
Odivelas, Pavilhão Polivalente de Odivelas, 21h.
Apresentação da candidatura autárquica de Matosinhos
Com Ferreira dos Santos (Assembleia Municipal), Fernando Queiroz (Câmara Municipal) e João Semedo, coordenador nacional do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Matosinhos, Associação Recreativa Aurora da Liberdade (Rua do Godinho, 445.), 21h30.
25 de maio
Conferência: “Fraude e evasão fiscal”
Organização: Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Centro de Estudos Sociais e Observatório sobre Crises e Alternativas. Inscrições até 17 de maio. Ver cartaz.
Lisboa, Auditório do Alto dos Moinhos, 10h.
Marcha Global contra Monsanto
Marcha em mais de 250 cidades espalhadas por todo o mundo contra a Monsanto - indústria multinacional de agricultura e biotecnologia situada nos Estados Unidos.
Concentração "Contra a exploração e o empobrecimento – Todos a Belém"
Lisboa, Palácio de Belém,15h30.
Programa de Emergência Social – contra a política da troika, responder à emergência social
Braga, Arcada Avenida Central,17h.
Sem comentários:
Enviar um comentário