“Governo está a preparar nas costas das pessoas uma segunda ofensiva sobre o país”
Este domingo, a coordenadora do Bloco de Esquerda acusou o Governo de estar “a preparar-se, às escondidas das pessoas, para negociar um segundo resgate para Portugal, que vai pôr o país ainda mais nas mãos do sistema financeiro e tirar mais a quem trabalha".
25 de Abril: Alexis Tsipras em Lisboa a convite do Bloco de Esquerda
O líder da coligação grega Syriza, Alexis Tsipras, vai estar em Lisboa para participar nas comemorações do 25 de Abril a convite do Bloco de Esquerda. Pelas 21h30, Alexis Tsipras irá ainda participar num comício organizado pelo Bloco, no Fórum Lisboa, que conta também com as intervenções da eurodeputada Marisa Matias e do coordenador do Bloco João Semedo.
Esquerda com memória, nova rubrica do esquerda.net
Esquerda com Memória é uma nova rubrica no esquerda.net, que iniciamos hoje. Nesta rubrica procuraremos divulgar artigos sobre a história da luta da esquerda em Portugal no século XX. Em Esquerda com Memória serão publicadas análises, mas também testemunhos concretos. Para esta rubrica queremos pedir a participação dos nossos leitores e leitoras, por isso criámos o e-mail esquerdacommemoria@esquerda. net para onde poderás enviar-nos as tuas sugestões e propostas.
Trafaria, contentores não!
Políticas Culturais e Democracias Locais: desafios para as próximas eleições autárquicas (II)
Rui Matoso
A cultura é (ou deveria ser) cada vez mais o centro das políticas locais, pela importância que vem revelando no contexto de um paradigma de desenvolvimento humano integral.
Governo prepara “despedimento massivo de professores do quadro”
O deputado do Bloco Luís Fazenda acusa o Governo de preparar um “despedimento massivo de professores do quadro” e de promover um verdadeiro “ataque à Escola Pública e aos profissionais”. Fenprof considera que o concurso de professores é “uma fraude e uma pouca vergonha” e FNE adianta que o mesmo afeta “a estabilidade do corpo docente das escolas e a estabilidade da vida profissional das pessoas”.
Movimento Que se Lixe a Troika lança Moção de Censura Popular
A iniciativa de lançamento da Moção de Censura Popular, cuja intenção é exigir a demissão do governo, teve lugar em Grândola e contou com vários momentos culturais. A partir deste sábado o movimento Que se Lixe a Troika começará a recolha de assinaturas de apoio à Moção.
Lançamento do prémio Miguel Portas
Durante a sessão evocativa de Miguel Portas, que teve lugar este sábado no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa, Nuno Portas apresentou o prémio anual que terá o nome do fundador do Bloco e antigo eurodeputado e que irá distinguir obras relacionadas com as questões europeias e com o mundo mediterrâneo.
22 de abril
Debate: Como concretizar os valores tradicionalmente associados à Esquerda, no atual contexto de prioridade das exigências do mercado sobre questões elementares de justiça social?
Com a participação do deputado do Bloco Luís Fazenda.
Almada, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade,16h.
Conferência “Issues and Challenges in the European Prison Context”
Lisboa, auditório Silva Leal, ala autónoma ISCTE-IUL, 20h30.
Cinema: “A golpada”, de Georg Roy Hill
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.
23 de abril
Seminário “Comunidades ciganas: desafios de sempre, estratégias urgentes”
Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 9h.
Conferência sobre censura e liberdade de expressão: Cinema e Artes
Promovida pelo movimento Não Apaguem a Memória. Moderadora: Ana Cabrera. Intervenções de Ana Cabrera e Helena Pato (NAM). Oradoras: Leonor Areal – Censura na actualidade em Portugal; Cristina Costa – Censura e Liberdade de Expressão: Ana Bela Morais – Amor e Violência na Censura ao Cinema no tempo do Marcelismo. Comentadores convidados: J. Leitão Ramos, M. João Brilhante, Manuel Augusto Araújo, Teresa Villaverde, Rui Mário Carvalho.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Avenida de Berna, 26), 15h.
Palestra aberta: Dívida e Crise
Organização: Artigo 74º – Pelo Direito à Educação. Orador: Jonas van Vossole, doutorando em Ciência Política, Universidade de Gent e Coimbra. Ver evento no facebook.
Lisboa, Instituto Superior Técnico - esplanada do pavilhão de Civil, 15h.
Conferência: O serviço militar obrigatório
Por António Filipe (PCP) e Mário Tomé (militar de Abril).
Lisboa, Biblioteca Museu República e Resistência – Cidade Universitária (R Alberto Sousa 10-A), 18h.
Conferência com Anselm Jappe: Après la fin du travail: vers une humanité superflue?
Lisboa, sala principal do Teatro Maria Matos, 18h30.
Projeção do filme “Bom povo português”
De Rui Simões. Com a presença de Avelino Gonçalves, ministro do Trabalho do I Governo Provisório entre maio e julho de 1974. Ver cartaz.
Viseu, Cine Clube - IPDJ, 21h30.
24 de abril
3º Encontro de leitores
Com Filomena Marona Beja.
Lisboa, Casa da Achada, 14h30.
25 de abril
Concerto “AJA Sempre”
Organização: Associação José Afonso, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal. Com a participação dos músicos Chullage, Francisco Fanhais, Titina Rodrigues, Coral Infantil de Setúbal e projeto Sons da Gente. A apresentação do espetáculo ficará a cargo da atriz Maria do Céu Guerra.
Setúbal, Fórum Luísa Todi, 18h.
Vamos cantar a Grândola no Largo do Carmo
Lisboa, Lg do Carmo, 18h30.
Projeção do filme “Bom povo português”
Leiria, Teatro Miguel Franco,18h30 e 21h30.
Projeção do filme “Bom povo português”
Lisboa, Fórum Fnac Chiado,18h30.
Comício: Contra o governo e a troika
Com Alex Tsipras (porta voz da Syriza), Marisa Matias (eurodeputada do Bloco) e João Semedo (coordenador do Bloco de Esquerda).
Lisboa, Fórum Lisboa (Av. de Roma), 21h30.
Mob filme: “A vida toda pela frente”, de Paolo Virzì
As vicissitudes de uma recém licenciada no mundo do trabalho precário.
Sem comentários:
Enviar um comentário