terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ainda mais coisas piratas com um pouco de SOPA


Em primeiro lugar, o que é o SOPA?












e agora:








O SOPA é um projecto de lei actualmente em discussão nos estados unidos e que tem como objectivo a criação de ferramentas para o bloqueio automatico por partes dos prestadores de serviço de todas as páginas de internet consideradas ilegais. aplica-se apenas a cidadãos americanos.*
Os argumentos prendem-se maioritariamente coma defesa dos direitos de autor e propriedade intelectual.
o projecto de lei é apoioado por um conjunto vasto de actores(verhttp://kotaku.com/5870241/presented-without-comment-every-single-company-supporting-sopa-the-awful-internet-censorship-law?tag=sopa) e opões grupos DETENTORES de propriedade intelectual (como a SONY, DELL, MICROSOFT, MCAFEE) a grupos DISTRIBUIDORES de conteudos (como FACEBOOK, GOOGLE, TWITTER, YAHOO) que representam um NOVO modelo de negócio (a google, o youtube e o facebook NÂO cobram pelos seus serviços, que são vastissimos e competem em TODAS as áreas).




*a china já o faz há varios anos, alguns paises arabes também. eu diria que representa uma tendencia global, mais que uma tendência local o aumento do controlo da informação.




E já agora, porque é que isto vos interessa?
A resposta é: em primeiro lugar, porque o resultado deste processo representa o futuro do panorama global da WWW.
E também porque tudo isto se passa depois de multiplas tentativas fracassadas para controlar o fluxo de informação a nivel global. a ameaça wikileaks continua presente, tal como os sites de partilha de ficheiros(youtube, piratebay, demonoid, blogs, etc) e os ameaçados continuam, há mais de uma década, a não ter forma de os parar. a criação de um comité de censura é apenas mais um passo numa série interminável de processos judiciais.
E porque a informação faz bem.





Já agora, uma noticia em português, para quem quiser:Murdoch: Google é o "líder da pirataria"

João Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário