sábado, 16 de janeiro de 2010

Intervenção na Freguesia de Vila Seca

A freguesia de Vila Seca


Ao conseguirmos juntar elementos que possibilitaram a apresentação de lista à assembleia de freguesia, vencemos o primeiro desafio. Sabemos hoje que existem pessoas a quem a nossa mensagem chegou, sabemos que existem pessoas que vão estar com atenção àquilo que nós conseguirmos fazer chegar aos órgãos autárquicos em nome das populações. Hoje sabemos que a nossa participação será a nível de cidadania permanente com atenção às decisões autárquicas quando estas são no nosso entender lesivas para as populações.
Mas para tudo isto temos que tomar decisões. Como vamos continuar? Como núcleo? Perante os estatutos do Bloco, podem formar-se núcleos no caso das freguesias terem 5 aderentes. A organização do núcleo teria como principal objectivo a definição dos objectivos da intervenção junto da assembleia de freguesia, o contacto com os membros da assembleia municipal e com as forças activas da freguesia.
A organização, sendo local, poderá ter a participação de elementos não aderentes, que, por identificação com os princípios, projectos e objectivos se sentem disponíveis para a luta pelas mais diversas causas.
Hoje, 2 de Dezembro de 2009, temos a aceitação de entidades para as acções que pretendemos desenvolver, o voluntariado e a solidariedade social que fazem parte das nossas acções. Estas vão ser uma realidade, nunca no pressuposto de qualquer dividendo, mas sempre como um acto de cidadania e solidariedade.
Não nos interessa quem participa, interessa sim que os objectivos sejam cumpridos e hajam pessoas a quem os nossos actos sejam úteis.
Esta primeira acção tem neste momento a aceitação da Junta de Freguesia e do Centro Cultural e Recreativo de Bruscos. Outras entidades públicas e privadas vão ser convidadas a participar, esperamos ser bem sucedidos, o nosso sucesso representará algo de melhor para quem necessita. Sejamos solidários!
Há algum tempo que não transcrevia aquilo que tem sido a nossa actividade, continuamos a reunir semanalmente e temos abordado questões de organização política, continuamos a analisar a nossa actuação junto da assembleia de freguesia de Vila Seca, gostariamos de pedir a intervenção dos deputados do Bloco na assembleia municipal quando as questões de interesse público, como são a alteração do PDM e a situação da rede de saneamento em Alcouce, Bruscos e Vila Seca. Tal não nos foi possível. Continua-se a ignorar o debate e existem dificuldades de comunicação. Algo está a funcionar como agente inibidor no debate e acção.
Este facto a nível concelhio já se vai tornando hábito, e nós questionamo-nos se será estrutural ou provocado por quem evita o debate e a acção?
São questões que vão arrastando as coisas e que não permitem o assumir de posição por parte dos elementos do Bloco.
Além da análise e debate sobre a organização política local, continuamos a trocar IDEIAS e a organizar a recolha de bens para a Casa do Gaiato de Miranda do Corvo.
A Paula relatou a conversa com o responsável pela instituição e expôs os seus conhecimentos sobre a realidade que ali existe. Foi unânime o reconhecimento do valor desta acção. Seremos sempre solidários!
Também foram apresentados os parceiros nesta iniciativa, são os locais de recolha. Aderiram à nossa iniciativa, disponibilizando espaço para a recolha, instituições de carácter público e privado. A Junta de Freguesia de Vila Seca, o Centro Cultural e Recreativo de Bruscos e a Escola Primária de Bruscos através da Associação de Pais são as instituições de serviço público; da área privada, a Alfaiataria do Sr Fausto Preces em Traveira, o Mini-Mercado Caxuxa em Alcouce e a Padaria Raimundo's em Bruscos.

J. M. A.

Sem comentários:

Enviar um comentário