Espanha: Manifestações massivas contra “reforma laboral injusta”
Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se neste domingo em 57 cidades de Espanha, convocadas pelas centrais sindicais Comisiones Obreras e UGT sob o lema “Não à reforma laboral injusta”. Manifestantes pediram a convocação de uma greve geral em todo o Estado espanhol. Na Galiza, no País Basco e em Navarra está convocada greve geral para 29 de Março.
O ACTA ameaça a net
Um acordo internacional negociado sigilosamente, que parecia abordar temas como o combate aos produtos falsificados, mas que afinal se revela um atentado à liberdade na Internet, instaurando "um big brother orwelliano gerido por empresas privadas". Eis o ACTA, assinado por 31 países, mas que pode ainda ser barrado, porque nenhum Estado o ratificou. Neste dossier, compilamos informação sobre o acordo e discutimos a questão da partilha na Internet. Dossier coordenado por Luis Leiria.
Governo da 'troika' causa catástrofe que nenhuma guerra provocou
Francisco Louçã acusa o governo de estar a provocar a falência do país, “cidade por cidade, aldeia por aldeia, empresa por empresa”, e de aplicar a ideia fanática de “destroçar a sociedade para que não existam direitos das pessoas”.
"Arena", de João Salaviza
O filme "Rafa" deu agora a João Salaviza o 1º prémio de curtas-metragens do Festival de Cinema de Berlim. Esta é a curta "Arena", que venceu Cannes em 2009. Com Carloto Cotta, Cláudio Rosa, Rodrigo Madeira e Rafael Sardo.
O pecado de ser mulher
Helena Pinto
O recém-nomeado penitenciário-mor da Santa Sé, Cardeal D. Manuel M. de Castro tem uma solução para o país – se é mulher, deve ficar em casa.
Quem são os grandes operadores financeiros
No quadro que se descreve, e de acordo com os volumes de investimento que gerem, os fundos de investimento, os fundos de pensões, os fundos soberanos e os fundos de alto risco (hedge funds) constituem na atualidade os grandes operadores financeiros. Por Ana Martín García – Attac Madrid
“Dama de Ferro”, ou dócil serviçal do 'establishment' britânico?
O que atinge níveis absurdos no filme é apresentar Margaret Thatcher como feminista, já que ela foi a dirigente britânica que recortou mais drasticamente os direitos das mulheres na Grã-Bretanha.
20 de Fevereiro
Projeção do filme: “O homem da manivela”
De Edward Sedgwick, 1928, 69 min.
Iniciativa: “Solidários com o povo grego!”
Organizado por estudantes gregos em Lisboa.
Lisboa, Largo de São Domingos, 18h.
21 de Fevereiro
Encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo - “Ó Prima!”
Apresentação da peça resultante da formação Ó prima2012! 16h30 – Mesa redonda: Teatro do Oprimido e movimentos sociais.
22 de Fevereiro
Primeira Assembleia do Mayday Lisboa 2012
Mais informações.
Lisboa, Centro em Movimento - C.E.M. (Rua dos Fanqueiros, 150, 1°) , 21h.
23 de Fevereiro
Conversa sobre: “Quem pode deve gastar mais pela Saúde?”
Inserido no ciclo de Conversas sobre o Senso Comum organizado pela Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo. Com António Rodrigues e Mauro Serapioni.
Ver cartaz
Coimbra, Galeria de Santa Clara , 21h.
Zeca: 25 anos depois
Organização: Associação José Afonso. Apresentação Helder Costa.
Lisboa, Academia Santo Amaro (R da Academia Recreativa,de Santo Amaro 9, Alcântara), 21h.
Sem comentários:
Enviar um comentário