sexta-feira, 5 de março de 2010

PROPOSTAS DO BLOCO DE ESQUERDA PARA INCLUSÃO NO PIDDAC DE FINANCIAMENTOS NO DISTRITO DE COIMBRA

No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2010, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou para inclusão no PIDDAC (Plano de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central) doze propostas relativas ao distrito de Coimbra.

Seis dessas propostas visam garantir recursos necessários para obras e serviços urgentes da responsabilidade dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra:

Manutenção da rede de frios do armazém central da Universidade de Coimbra;
Manutenção do Complexo Alimentar da Pólo II da Universidade de Coimbra;
Obras urgentes de requalificação da Cantina das Químicas;
Obras urgentes de requalificação da Residência 1 do Pólo II da Universidade de Coimbra;
Obras urgentes de requalificação da Residência João Jacinto da Universidade de Coimbra;
Obras urgentes de requalificação da Residência S. Salvador da Universidade de Coimbra.

Ainda na área da educação e ciência, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de financiamento da construção da segunda fase do Exploratório Infante D. Henrique e de desenvolvimento de actividades e produção de recursos de divulgação científica do referido Exploratório.

Uma terceira proposta tem por objectivo financiar a requalificação das áreas de lazer e desporto da Mata Nacional do Choupal, valorizando assim um bem natural estratégico para a cidade no momento em que sobre ele se abatem ameaças de destruição parcial.

Relativamente ao concelho de Condeixa, o Bloco propõe a afectação de uma verba de dois milhões de euros para os estudos de implantação, projectos de arquitectura e construção do edifício do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova, de modo a permitir a substituição das actuais instalações, implantadas em pleno centro urbano, com inerentes riscos para uma mobilidade rápida das unidades móveis da corporação.

Para Miranda do Corvo, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe a requalificação da antiga fábrica dos Baetas e a sua conversão num equipamento público destinado à promoção e desenvolvimento de actividades culturais.

Finalmente, no plano da saúde e da assistência social, as propostas bloquistas privilegiam a requalificação de seis Extensões de Centros de Saúde no concelho da Figueira da Foz e a construção de um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência profunda e de um centro de actividades ocupacionais, um projecto da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência.

No total, as propostas do Bloco de Esquerda para PIDDAC para o distrito de Coimbra atingem os 5.970.000 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário