quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Intervenções dos representantes do BE na AM de Condeixa relativas à ETAR de Bruscos

Acta nº 3 de 2011

Pág. 5
No uso da palavra, a Sra. Deputada Lurdes Simões, começou por felicitar a Câmara Municipal pelas obras a realizar na Quinta de São Tomé visando a recuperação daquele espaço. Referiu que concorda que de futuro as convocatórias para as reuniões da Assembleia Municipal sejam feitas apenas por e-mail.-------------------------------------------------------
Continuou a sua intervenção solicitando que nos placards existentes no centro da vila passem não apenas notícias nacionais, mas também notícias regionais e, preferencialmente, notícias do concelho. De seguida teceu críticas sobre as obras de saneamento em Bruscos, que constam de documento que fará parte integrante desta acta, como anexo número um.-----------
O Sr. Deputado José Facas, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Seca referiu que em resultado das obras de saneamento na sua freguesia alguns caminhos e arruamentos foram danificados, devendo por isso ser recuperados. Questionou ainda o Sr. Presidente sobre o pagamento correspondente aos protocolos celebrados entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal.--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 7
(O Sr. Presidente da Câmara) Relativamente à intervenção da Deputada Lurdes Simões, agradeceu as palavras de congratulação pela requalificação da Quinta de São Tomé. Disse que os prazos desta empreitada já estão atrasados, porque tem havido alguma dificuldade na obtenção dos pareceres exigidos e que a Câmara, em face dos montantes envolvidos, não pode avançar com as obras sem ter a garantia de que a candidatura é aprovada. Sobre a informação colocada nos placards electrónicos, concorda que seja inserida mais informação local. Disse que a ETAR de Bruscos iria entrar em funcionamento na próxima semana e que as restantes ETARs da zona iriam entrar em funcionamento mais tarde. -------------------------------


Acta nº 3 de 2012

Pág. 4
Seguidamente, o Sr. Deputado Carlos Fontes usou da palavra para referir a situação da ETAR localizada em Bruscos e que faz descargas para Ribeira de Bruscos. Disse que os residentes de Bruscos estão preocupados com a qualidade da água de captação para irrigação dos terrenos próximo da ribeira para onde são feitas as descargas. Referiu, ainda, que os moradores também se queixam dos maus cheiros, verificados desde que a ETAR entrou em funcionamento. Solicitou que a Câmara Municipal, através de editais, descanse os residentes de Bruscos de que o funcionamento da ETAR não é prejudicial para a saúde pública, não contaminando terrenos e poços e permitindo-lhes, em segurança, continuar a fazer uso dos seus terrenos agrícolas. -----------------------------------------------------------------------------

Pág. 5
(O Sr. Deputado Carlos Fontes) Também questionou o Executivo se não seria possível repor artificialmente o caudal da ribeira, diluindo assim as descargas no mesmo. E, sobre este assunto terminou reforçando que seria importante o Executivo descansar a população. ----------

Pág. 7
(O Sr. Presidente da Câmara) Relativamente à situação da ETAR de Bruscos disse não ter conhecimento do problema exposto pelo Sr. Deputado Carlos Fontes, pelo que irá solicitar uma análise da situação. -------------------------------------------------------------------------------------Explicou que é do conhecimento geral que quando uma ETAR começa a funcionar é necessário fazer alguns ajustes ao seu funcionamento, já tendo assim acontecido com a ETAR de Eira Pedrinha. Por outro lado, as águas provenientes da ETAR são tratadas e como tal não podem ser prejudiciais à saúde. ---------------------------------------------------------------------------


Acta nº 4 de 2012

Pág. 4
O Sr. Deputado Carlos Fontes interveio para sublinhar mais uma vez, a situação do funcionamento da ETAR de Bruscos. Sobre este assunto começou por questionar o executivo camarário sobre se a Câmara Municipal foi notificada pelos serviços de Protecção da Natureza, da GNR, a propósito da referida ETAR. Colocou ainda as seguintes questões: se na sequência da fiscalização e posterior notificação foram emitidas algumas recomendações. Referiu ainda que, tendo terminado no mês de Agosto o prazo de utilização da ribeira de Bruscos para escoamento de alguns dos resíduos líquidos, que alternativa encontrou a Câmara para este assunto. Perguntou também se foi aplicada alguma coima e por que motivo. Terminou o Sr. Deputado, apelando ao executivo camarário para proceder à divulgação, junto da população da localidade, dos resultados das eventuais análises das águas da ribeira de Bruscos. -----------------------------------------------------------------------------------------

Pág. 7
(O Sr. Presidente da Câmara) Quanto ao problema sobre o funcionamento da ETAR de Brusco e a coima aplicada à Câmara Municipal, confirmou que a coima foi aplicada, mas que existe um problema o qual resulta da construção da ETAR, bem como a ligação à linha de água, terem sido autorizadas pelas entidades competentes. Disse que é do conhecimento geral que o caudal da ribeira de Bruscos é intermitente, o que pode levar a que as descargas da ETAR se façam sentir de uma forma mais intensa. Informou que vai dar instruções para que seja estudada a possibilidade de as descargas se fazerem mais afastadas do ponto actual, ou mesmo a construção de um novo poço. Ainda quanto à coima referiu que espera que exista bom senso no país, pois não se trata de um crime ambiental, nem é feito de forma clandestina.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Sra. Deputada Lurdes Simões solicitou autorização para intervir. Referiu que relativamente ao assunto já abordado da descarga da ETAR de Brusco para a ribeira, poderá ser possível

Pág. 8
que a ETAR não esteja preparada para receber o volume de afluentes vindos do lar de idosos que se instalou na localidade de Bruscos. Questionou o Sr. Presidente da Câmara sobre a capacidade de a mesma receber quer descargas pontuais de grande volume de resíduos, quer sistemáticas, o que poderia estar a dificultar o seu funcionamento. Neste contexto sugeriu que se poderiam fazer análises regulares e/ou monitorização do funcionamento da ETAR. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Respondeu o Sr. Presidente dizendo pensar que a ETAR terá capacidade para responder às necessidades locais e que aceita a sugestão da Sra. Deputada. ----------------------------------------


Acta nº 6 de 2012

Pág. 6
Tomou a palavra o Sr. Deputado Carlos Fontes para referir que o caminho de acesso à ETAR de Bruscos está em muito mau estado, tendo sido informado que a Câmara Municipal acordou com a Junta de Freguesia o seu arranjo durante o mês de Outubro. Perguntou se a Câmara reclamou junto do empreiteiro responsável por aquela obra no sentido de o responsabilizar pelo arranjo do caminho. -------------------------------------------------------------------------

Pág. 7

(O Sr. Presidente da Câmara) Relativamente ao arranjo do caminho junto à ETAR de Bruscos referiu que vai verificar o que se passa e qual a razão de ainda não se ter concretizado essa obra conforme estava acordado com a Junta de Freguesia. Salientou que a Câmara não faz trabalhos que são da responsabilidade dos empreiteiros. Quanto ao curso da água, informou que vai ser efectuada alteração para que não ocorram danos e mau estar na população devido ao funcionamento da ETAR. --------------------------------------------------------------------------------

Programa Drones

As pessoas deveriam saber o que está realmente a passar


Heaher Linebaugh*

Sempre que leio comentários de políticos defendendo o programa Unmanned Aerial Vehicle Predator and Reaper (também conhecido como drones) desejaria poder colocar algumas questões. Começaria com esta: “Quantos homens viste a arrastarem-se pelos campos, tentando conseguir ajuda no acampamento mais próximo, enquanto sangram abundantemente pelas suas pernas cortadas?” Ou ainda, mais diretamente: “Quantos soldados viste morrer à borda da estrada, no Afeganistão, porque os nossos sempre-muito-precisos UAVs (aviões não tripulados - siglas em inglês) foram incapazes de detetar um IED (artefacto explosivo improvisado) que esperava o seu comboio?”.

Poucos políticos, que proclamam abertamente os beneficios dos drones, têm alguma ideia de como eles realmente funcionam. Eu, pelo contrário, tive estas horríveis visões, em primeira mão. Conheci o nome dalguns jovens soldados que vi sangrar até à morte à borda da estrada. Vi jovens, em idade militar, morrer no Afeganistão, em campos desertos, ao longo das margens dos rios e, alguns, perto dos acampamentos, onde as suas famílias os esperavam, quando voltavam da mesquita.

Os militares norte-americanos e britânicos insistem que este é um programa reconhecido e, apesar disso, é curioso como sentem a necessidade de entregar informação falsa, escassa ou nenhuma sobre a morte de civis e  relatórios tecnológicos manipulados sobre as capacidades dos drones. Estes incidentes não são isolados: a taxa de vítimas civis não baixou apesar do que gostam de dizer os nossos representantes da Defesa.

O que as pessoas necessitam de entender é que, normalmente, a imagem proporcionada por um drone não é suficientemente clara para detetar alguém com un arma, inclusivamente num dia cristalino com poucas nuvens e uma luz perfeita. Isto faz com que para os melhores analistas seja incrivelmente difícil identificar, com segurança, se alguém leva armas. Um exemplo que me vem à cabeça: “A transmissão está muito pixelada. E se se tratar de uma pá e não de uma arma?”. Eu, tal como os meus companheiros que analisavam os drones, sentia constantemente esta confusão. Perguntávamo-nos sempre se matávamos as pessoas certas, se atacávamos pessoas equivocadas, se destruíamos uma vida inocente…, tudo por causa de uma má imagen ou de um mau ángulo.

Também é importante que as pessoas compreendam que há seres humanos que operam e analisam a inteligência destesdrones. Sei disso, porque eu era uma delas. Ninguém se pode preparar para uma rotina quase diária de missões de vigilância aérea numa zona de guerra. Os defensores dos drones proclamam que as tropas, que trabalham desta forma, não se vêem afetadas por este tipo de combate pois nunca estão diretamente perante um perigo físico.

Mas aqui está o tema: pode ser que eu não tenha pisado diretamente o solo do Afeganistão, mas vi partes do conflito com grande detalhe durante dias e dias. Conheço a sensação que se experimenta quando se vê alguém morrer. O horror vai-te cobrindo. E quando se está exposto a isto, uma e outra vez,  fica-se com uma pequena tela de vídeo instalada na cabeça, que se repete permanentemente, causando uma dor psicológica e sofrendo de uma forma que espero que ninguém chegue a experimentar. Os soldados encarregados dos drones são vítimas não só das recordações constantes que este trabalho acarreta, mas também da culpa de não estarem sempre seguros de saber se as confirmações de armas hostis eram corretas ou não.

Supostamente, fomos treinados para não experimentar estas sensações e lutamos e voltamos amargurados. Alguns procuram ajuda psicológica em clínicas facilitadas pelo exército, mas nelas estamos limitados sobre com quem podemos falar e onde, devido ao secredo das nossas missões. Parece-me apelativo que não se informe sobre as estatísticas de suicidios neste terreno, que não haja dados sobre a quantidade de soldados que trabalham com drones e que são medicados por depressão, desordens de sono e ansiedade.

Recentemente, The Guardian publicou um comentário do Secretário de Estado para a Defesa da Grã Bretanha, Philip Hammond. Desejaria poder falar-lhe de dois amigos e colegas que perdi, um ano depois de deixar o exército, por se suicidarem. Estou segura que ele não teve noticias deste pequeno pedacito do programa secreto dos drones. Caso contrário, certamente teria que verificar melhor o programa, antes de voltar a defendê-lo.
Os drones, no Médio Oriente, são usados como armas, não como proteção. Enquanto as pessoas continuarem a ignorar isto, esta ameaça séria à inviolabilidade da vida humana – em casa e no estrangeiro – continuará.


Publicado em:
http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/29/drones-us-military/print

Nota do editor: Heather Linebaug não possui material classificado e cumpriu o seu acordo de não-divulgação, desde o momento da sua dispensa.

*Heather Linebaugh - esteve na Força Área Norte-Americana, desde janeiro de 2009 até março de 2012; foi Analista Geo-Espacial, fazendo parte do Esquadrão de InteligênciaI; agora dá conferências sobre as suas experiências e o Programa Drone durante as ocupações do Iraque e Afeganistão.

Tradução: António José André

info ESQUERDA.NET 06/01/2014


Bloco apela a “união de todo o país, de toda a oposição, contra a perseguição aos pensionistas"

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu a necessidade de mostrar de forma "bem clara a inconstitucionalidade" da nova medida anunciada pelo Governo, rejeitando que algo de caráter extraordinário se transforme numa "permanente perseguição aos pensionistas".


Bloco: Eusébio é "símbolo nacional e da África lusófona"

Numa nota de imprensa, o Bloco de Esquerda lembra que Eusébio “com a sua alegria e feitos desportivos contagiou de esperança milhões de cidadãos que viviam num Portugal fechado e isolado do Mundo por um regime sombrio e que menorizou o país”. O coordenador nacional do Bloco, João Semedo, lembra, no seu facebook, o dia em que, em adolescente, conheceu o jogador de futebol.


Linha Saúde 24: Trabalhadores não recuam na "defesa da sua dignidade"

Os trabalhadores da Saúde 24 congratulam a adesão “irrefutavelmente expressiva” da paralisação de sábado, acusam a empresa que gere o serviço de “vender a dignidade dos enfermeiros em troca do seu lucro” e apelam “às instituições com a tutela para que finalmente corrijam a ilegalidade flagrante que há anos decorre na Saúde 24”.


Reserva

Marisa Matias

Do outro lado do mundo, no dia em que o ano se despedia, vinha esta notícia: as autoridades japonesas começaram a recrutar pessoas sem-abrigo e desempregados para os trabalhos de limpeza da central nuclear de Fukushima.


Trabalhadores têm até esta segunda feira para recusar duodécimos

Os trabalhadores têm até amanhã, dia 6 de janeiro, para informar, por escrito, a sua entidade patronal caso não pretendam receber metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos. Os funcionários públicos e todos os pensionistas receberão o subsídio de Natal em duodécimos, segundo o Orçamento do Estado para 2014.


Comemoração do 80º aniversário do 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande

No próximo dia 18 de janeiro, a CULTRA organiza uma exposição e um colóquio que visam trazer à memória e ao debate a greve geral revolucionária que foi desencadeada pelos operários vidreiros da Marinha Grande, que ocuparam a Câmara Municipal, a GNR e decretaram o soviete local. O Bloco organiza um jantar de comemoração da data, pelas 19h30.


Linha Saúde 24 em greve no Porto

A eurodeputada bloquista Alda Sousa esteve com os enfermeiros da Linha Saúde 24, em greve contra a precariedade e a chantagem da administração.



8 de janeiro
Direis que não é poesia

Organização: Centro Mário Dionísio. Com Júlia Hansen, Cátia Pereira e Catarina Barros. Mais informação.



Lisboa, Restaurante Alcaide, 20h.

Comemoração 80º aniversário 18 janeiro Marinha Grande | exposição, colóquio e jantar


A 18 de janeiro de 1934 as organizações sindicais livres reuniram-se numa greve geral revolucionária para fazer face à ofensiva do regime salazarista visando a fascização dos sindicatos e a liquidação das liberdades sindicais e do direito à greve.

Para analisar, lembrar e discutir o significado dessa data histórica no 80º aniversário da sua ocorrência a CULTRA promove um colóquio e uma exposição pelas 14h30 de sábado 18 de janeiro na Biblioteca Municipal da Marinha Grande.

Às 19h30 haverá um jantar de comemoração da data promovido pelo Bloco de Esquerda com intervenções Catarina Martins, Fernando Rosas, António Chora e Cristiana Sousa.

O jantar será no Restaurante Pintainho Piu e terá o custo de 4€.

Haverá transportes organizados partindo Lisboa, Porto e Coimbra.

Para inscrições no jantar e transporte contacta irina.silva@bloco.org


info ESQUERDA.NET 02/01/2014


"PR revela-se totalmente colado ao governo"

Luís Fazenda denuncia cumplicidade de Cavaco Silva com a política de austeridade e a submissão à troika e afirma que o Bloco tudo fará para levar o Orçamento de 2014 à fiscalização do Tribunal Constitucional.


Dívida portuguesa: Uma das mais rentáveis para os credores

As dívidas da Grécia, da Irlanda, da Espanha e de Portugal foram as mais rentáveis para os credores, a nível mundial em 2013. Ao contrário, as dívidas de Alemanha, EUA e Grã-Bretanha tiveram rentabilidades negativas. A rentabilidade anual da dívida portuguesa foi de 9,62%.


Acordo UE-EUA: O que nos reserva a maior zona de livre comércio do mundo? (I)

Este artigo, que será publicado em duas partes, informa sobre o que está em discussão no tratado transatlântico, que está a ser negociado entre a União Europeia e os Estados Unidos. Na primeira parte, a autora Agnès Rousseaux responde a perguntas básicas. A segunda parte, aponta questões essenciais que estão em causa neste acordo.


Os 10 vídeos mais vistos no YouTube em 2013

A plataforma de vídeo YouTube conta atualmente com mais de mil milhões de utentes e o vídeo mais visto em 2013 teve mais de 310 milhões de visualizações. Artigo de Manuel Moreno.


Feliz 1640! Feliz 1974!

Bruno Góis

Os troikistas portugueses falam muito do "pós-troika", mas o fórum dos ministros das finanças da zona euro, Eurogrupo, já anunciou mais duas décadas de tutela, ou vigilância, como preferem dizer.


Mensagem para 2014 de Catarina Martins

“Que 2014 seja o ano de desobedecer à Europa da troika”, deseja a coordenadora do Bloco de Esquerda na sua mensagem de Ano Novo.