segunda-feira, 23 de setembro de 2013

info ESQUERDA.NET 16/09/2013


Semedo propõe taxa sobre prédios devolutos em Lisboa

O candidato do Bloco à Câmara de Lisboa salienta que “os principais senhorios” na capital são atualmente os fundos imobiliários que “controlam o preço de mercado, seja de arrendamento, seja de compra, de habitação” e defende uma “taxa que penalize os proprietários que mantêm os prédios devolutos”.


"Rivolivre": Concerto dia 17 de setembro

A candidatura "E se virássemos o Porto ao contrário" convida todas as pessoas que se inquietam com a cidade para o concerto no Teatro Rivoli no dia 17 de setembro às 21h30.


Cinco anos depois do Lehman proliferam as sementes da próxima crise

Cinco anos depois do colapso do Lehman, o sistema financeiro continua tão vulnerável como antes. Nenhum banqueiro foi responsabilizado pelos seus erros e o apoio dos governos deu-lhes rédea solta para continuarem a apostar e a especular. A migração dos riscos faz-se para a banca na sombra, que não está sujeita a nenhum controle. E as instituições financeiras são agora muito maiores que antes do colapso do Lehman. Por Marco Antonio Moreno


Kerry, Kissinger e o outro 11 de setembro

Amy Goodman

A reunião entre Kerry e Kissinger e a oposição pública ao ataque à Síria, que ambos apoiam, deveriam ser vistas à luz do que aconteceu a 11 de setembro, mas de 1973.


Bloco propõe majoração do subsídio de desemprego

"Vamos apresentar um projeto de lei para majorar o subsídio de desemprego para acudir à crise humanitária que este desemprego galopante está a criar no nosso país", declarou a coordenadora do Bloco num comício na Maia.


Autárquicas: Torres Novas: Grave situação financeira da Câmara

Helena Pinto, candidata do Bloco à Câmara de Torres Novas, alerta: “O Relatório da Inspeção Geral de Finanças (IGF) sobre a auditoria ao Município de Torres Novas (referente aos período de 2009 a 2011) vem confirmar as piores expectativas sobre a situação financeira da Câmara Municipal”.


Ler mais.

A Água

A ÁGUA É NOSSA, e por ser nossa, isto é, do povo da freguesia, a mesma deve ser posta ao dispor de quem dela necessita e explorada PARA O BEM COMUM. 

É pois necessário exigir que a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova reponha e regularize o veio de água que destruiu em ALCOUCE, pois a responsabilidade de tal acto só à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova pode ser imputável e não pode o caciquismo partidário sobrepor-se ao interesse da população, calando o protesto contra mais uma obra feita por irresponsáveis sem qualquer capacidade técnica. 

Deve pois uma Junta de Freguesia responsável exigir à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova a reposição dos canais de água para a “FONTE” como se encontravam antes das obras ou então que faça um FURO ARTESIANO para repor os caudais que existiam antes de terem destruído este BEM COMUM. Caso a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova continue a ignorar esta situação, deve a Junta da União de Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé assumir a realização da obra, exigindo ao executivo da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova que suporte os custos da mesma.

Falamos de recursos, da sua preservação, bom uso e do combate à destruição deste bem tão precioso.

Deve também ser reactivado o furo artesiano existente no Rio da Fonte situado em Bruscos para possibilitar a rega durante o período de Verão. Será um acto puro de democracia popular, porque foi o povo de Bruscos que pagou aquele furo e só o PODER POLÍTICO o destruiu (ao retirarem de lá a bomba), será de facto uma boa forma de colocar um bem público ao serviço da comunidade.

A forma de o realizar será, numa primeira fase, a bombagem da água para o tanque e para a albufeira existente a jusante, criando caudal que vai transbordando para a ribeira, possibilitando a existência de água nos poços a vazante.

Também o tanque existente em Traveira deve ser reconstruído, mas, essa reconstrução deve ser feita e executada dentro de parâmetros técnicos adequados a tal obra. Deve ser reconstruído colocando comportas para controlo das águas e evitar as cheias e tendo como objectivo o acesso a água por parte dos Bombeiros e dos Agricultores locais para as suas necessidades.

Deverá também ser estudada forma de manter os níveis de água suficientes para o uso a que se destina durante todo o ano.


Jorge Mateus

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Parque de Santo António, Bruscos

A candidatura do BE à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé está atenta e interessada no debate dos programas eleitorais propostos para a nossa nova freguesia.

Os programas eleitorais DIZEM :conclusão do PROJECTO do parque Santo António em Bruscos, e NÓS propomos a criação dum espaço que seja um espaço de lazer, um local de bem estar, uma área de convívio e uma identificação da nossa terra.

O nosso projecto para o parque de Santo António não se limita a colocar umas estacas de madeira e uns metros de corda, NÓS defendemos o uso de materiais naturais da nossa terra ( a pedra, as oliveiras e nogueiras) defendemos a reorganização do espaço com valetas, novas entradas na E. N. 342 e a implantação de uma imagem para a nossa freguesia, aquilo que propomos assenta em dois princípios :

1º- a criação de um espaço que TODOS NÓS gostamos e pudemos usar.

2º- criar um local natural dentro da nossa freguesia.

É assim que apresentamos o estudo e memória descritiva para esta obra.




DENOMINAÇÃO:  Parque de Santo António

LOCAL: Bruscos

MEMÓRIA DESCRITIVA

A passagem para a administração da junta de freguesia de Vila-Seca do espaço acima mencionado foi com o objectivo de aí ser instalado um espaço de lazer e descanso a fim de servir todos os que o queiram fazer.

Atendendo ao local, área e estrutura sugere esta memória que seja aproveitada a ocasião e se proceda a uma alteração estrutural do local tornando-o mais seguro e agradável.

Deve ser estruturada toda a obra em  conceitos que são essenciais para que esta se torne uma obra actual para servir o futuro, nova organização do transito e acessos à E. N. 342, criação de zonas/sombra com árvores que se identifiquem com a Terra e o uso de pedra local no embelezamento da área, são estes os principais conceitos deste projecto.

Sugere-se o uso de todo o espaço existente para conseguir uma completa organização do espaço,  deve ser feita a canalização de aguas pluviais em direcção ao aqueduto, será feita uma estrutura (caixa) em cimento armado para suportar a grelha de escoamento, será feito um murete em pedra para protecção. A construção do aqueduto e muro de protecção criará um ponto de escada onde o acesso será por caminho empedrado, e murado ou marcado em pedra.

As zonas de estacionamento localizadas nos dois topos do parque servem os visitantes e os utentes dos transportes públicos tendo como referência a localização da paragem dos transportes públicos. O espaço para paragem BUS será arborizado e demarcado por sebes sendo completado por abrigo confortável e enquadrado na paisagem local.A demarcação do espaço “PARQUE” será feita em sebes com rede de protecção.

O espaço será completado com arborização por forma a dotá-lo de sombras que permitam o conforto indispensável aos utentes, a criação de sombras obedece ao ciclo de crescimento das árvores, como tal para que se possa ter sombras no imediato devemos optar pela transplantação de árvores adultas o que vai permitir no curto prazo(2/3 anos) a existência de sombras. A oliveira e a nogueira são árvores que nos garantem que será esta a melhor solução.

O grelhador público deverá ser construído sobre suportes feitos em pedra. A sua base, protecções laterais e bancas serão construídas em tijolo refractário de cor branca. O uso deste tipo de material é aquele que melhor se enquadra neste parque.

As mesas a instalar devem ser construídas sobre suporte de pedra e os tampos em lages de pedra ou madeira, também os  bancos serão feitos dos mesmos materiais das mesas.

Será colocado um ponto de água em local perto do assador, será estudada forma de puder também ser colocado um ponto de luz e de esgoto.

O espaço será relvado ou pavimentado com pó de brita por forma a garantir um estado de limpeza permanente.

Deve ser aproveitada esta intervenção para organizar de forma diferente da actual os acessos á E. N. 342 procurando as melhores alternativas a nível de segurança e bem estar dos habitantes que fazem uso diário destes acessos, colocar a paragem BUS em zona parqueada, criar novas saídas e entradas e afastar esses acessos da curva será a o melhor para uma melhor e maior segurança rodoviária.

Deve também ser pavimentado todo o espaço de arruamentos com as devidas marcações no pavimento.
        
        
        
        





Arranque Oficial da Campanha - BE União de Freguesias de Vila Seca e Bem da Fé


Caros concidadãos estamos a dar inicio à campanha eleitoral. 

Vou, a partir de hoje, expor-vos os princípios da nossa candidatura à Assembleia de Freguesia de Vila Seca e Bem da Fé, tentando ser preciso e dizendo-vos quais as propostas que temos para a NOSSA NOVA FREGUESIA.

A nossa candidatura não promete, a nossa candidatura PROPÕEM  porque queremos que sejam as pessoas a decidir e não a junta de Freguesia a impor.

A nossa primeira preocupação vai ser a democratização do poder local através da participação popular, COM O VOSSO VOTO vamos ser eleitos e uma vez eleitos vamos convidar-vos como eleitores e habitantes da nossa freguesia a participar na elaboração do orçamento e plano para o próximo ano. 

As opções do plano (as obras onde é gasto o orçamento próprio da J. F.) são uma opção de toda a freguesia e não um capricho do executivo da J. F., nós somos contra os caprichos de qualquer executivo, NÓS SOMOS DEFENSORES DO INTERESSE DE TODOS.

Vamos propor em Assembleia de Freguesia a alteração dos horários das secções, vamos exigir que sejam realizadas aos DOMINGOS após a missa dominical para que mais pessoas participem.

Vamos criar um serviço de limpezas permanente nas aldeias prestado por habitantes locais, descentralizando o actual funcionamento que é baseado numa localização de trabalhos. O TRABALHO QUE A JUNTA NECESSITA DEVE SER PRESTADO POR PESSOAS DESEMPREGADAS E NECESSITADAS QUE SE INSCREVAM NA J .f PARA PRESTAR ESSES TRABALHOS. Somos contra a manipulação dos trabalhos para apenas algumas pessoas.

Vamos propor aos eleitores o debate de um regulamento para o uso do ossário no cemitério de Vila-Seca, não pode um investimento público estar APENAS DISPONÍVEL PARA QUEM TEM DINHEIRO, connosco na Junta o ossário têm que ser disponibilizado temporariamente a todos. Vamos propor o seu uso por um período de nojo equivalente a uma geração.

Somos defensores da qualidade ambiental, também somos defensores da limpeza de todos os espaços que coloquem em perigo a vida e o património das pessoas. Como executivo da J. F vamos exigir da Câmara Municipal e dos Serviços de Protecção Civil uma actuação activa neste aspecto, queremos acessos capazes para responder a situações de emergência (fogos ou resgate de pessoas perdidas) vamos exigir zonas de protecção em volta das aldeias e pontos de agua que permitam o combate imediato a incêndios  Temos direito a ser protegidos por quem tem responsabilidade de nos proteger, e é isso que vamos exigir quando eleitos.

Vamos continuar a apresentar IDEIAS para que confiem na nossa equipa, e vamos estar ao vosso dispor para melhorar as nossas IDEIAS.

Até breve um abraço
                                              
Jorge Mateus e restante lista do BE