sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ruptura/FER abandona Bloco e constitui um novo partido

Ruptura/FER abandona Bloco e constitui um novo partido
Comissão Política do Bloco de Esquerda emite uma nota endereçada a todos os seus membros onde comunica os factos relacionados com a decisão “irresponsável e sectária” do Ruptura/FER de abandonar o Bloco e constituir um novo partido.

Gil Garcia. Foto de Paulete Matos.

Leia, na íntegra, a nota da Comissão Política do Bloco de Esquerda dirigida a todos os seus membros:
“NOTA DA COMISSÃO POLÍTICA DO BLOCO DE ESQUERDA
Sobre a decisão da Ruptura/FER de abandonar o Bloco e constituir um novo partido

1. A Mesa Nacional aprovou a 3 de Dezembro a seguinte resolução, com 2 votos contra e todos os restantes a favor:
“A Mesa Nacional regista a decisão da Ruptura/FER de criar um novo partido político. Essa decisão foi comunicada publicamente, primeiro ao Jornal de Notícias, depois em jornais distribuídos nas manifestações de 15 de Outubro e de 24 de Novembro.
Essa decisão é irresponsável e um passo culminante de uma trajectória de sectarismo.
A Mesa Nacional mandata a Comissão Política para informar todos os membros do Bloco de Esquerda acerca destes factos.”
Cumprindo esta resolução, a Comissão Política comunica a todos os membros do Bloco de Esquerda os seguintes factos.

2. Em Março deste ano, antes das eleições legislativas, Gil Garcia comunicou que o Ruptura/FER estava empenhado na criação de um novo partido político, num discurso que foi colocado no youtube (aos 6´30) pelos seus autores. Desde então, os membros do grupo abandonaram as suas actividades no Bloco.
Em Setembro, Garcia declarou ao Jornal de Notícias que o novo partido seria formado no início de 2012. Nas manifestações de 15 de Outubro e 24 de Novembro, a FER distribuiu jornais anunciando a sua decisão de formar esse novo partido.
O jornal “Sol” de 9 de Dezembro, citando Garcia, anuncia que “o pontapé de saída será dado a 10 de Março com um congresso da Ruptura aberto”, que formará o novo partido.

3. O Ruptura/FER integrou-se no Bloco depois da sua fundação e, ao longo desta década, escolheu uma orientação entrista, que consistiu durante anos na ocultação das suas divergências, tendo aprovado as resoluções das Convenções que agora diaboliza. Nos anos mais recentes, passou a afirmar divergências de fundo sob qualquer pretexto. Os membros do Bloco lembram-se de intervenções tão extravagantes como o apelo à constituição de brigadas para apoiar os talibãs no Afeganistão, ou apelo ao voto em branco nas eleições presidenciais. Durante estes anos, o sectarismo absoluto tornou-se a forma de actuação do grupo. Isso ficou à vista de muitos dos seus militantes iniciais, que se afastaram do grupo e escolheram o Bloco como seu partido.
A constituição de um novo partido é a escolha do sectarismo. Enquanto o Bloco se fez para criar uma esquerda socialista com influência de massas, com convergência e força, o novo partido da FER é apenas mais um grupo, entre outros, e com a mesma linha do MRPP.
O Bloco de Esquerda não desiste nem da esquerda para a luta pelo socialismo contra o capitalismo, nem de um amplo movimento plural e representativo dos trabalhadores e jovens.

A Comissão Política do Bloco de Esquerda”

#10D - Dia mundial dos Direitos Humanos - Acções em Coimbra


A Acampada Coimbra decidiu aderir à convocatória para um Dia de Acção Alternativa no Dia Mundial dos Direitos Humanos, 10 de Dezembro de 2011 (Sábado). Mais de 50 cidades, espalhadas por mais de 20 países nos vários continentes, juntaram-se a esta iniciativa.
(A convocatória pode ser lida em 30 línguas em http://dec10.takethesquare.net)

A Acampada Coimbra, neste dia, organizará duas actividades:

DEBATE: Um Olhar Crítico Sobre os Direitos Humanos
Teatro da Cerca de São Bernardo (junto ao pátio da inquisição) - 15h00 > 18h00
Projecção de documentário, seguido de debate com:
Bruno Kalon Gonçalves (mediador para as comunidades ciganas)
José Manuel Pureza (professor ces/feuc)
Raúl Llasag (doutorando ces/feuc)
Jonas Van Vossole (doutorando ces/feuc)

FESTA
cafetaria do museu de ciência (bar do chimico) - 23h > 2h00
animação com DJ SelektaD (Reggae, hip-hop, samba)
ENTRADA LIVRE; SEM CONSUMO OBRIGATÓRIO


Texto para estas acções, aprovado por consenso na Assembleia Popular de 4 de Dezembro

Um olhar crítico sobre os Direitos Humanos
No dia 10 de Dezembro, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Se estas comemorações já pareciam destoar da realidade vivida por uma grande parte de Humanidade em anos anteriores, agora, imerso que está o Mundo numa profunda crise, que reitera a miséria de milhões e simultaneamente arrasta muitas outras pessoas para o desemprego, a fome e a precariedade, há ainda maior necessidade de olhar para os Direitos Humanos consagrados de uma perspectiva crítica.
O capitalismo, como sistema de organização económica, assenta na exploração do trabalho de muitos, para que uma ínfima minoria enriqueça. Mesmo nos estados onde há décadas imperam regimes ditos democráticos, muitos dos direitos consagrados na Declaração Universal, e também nas suas Constituições, não passam de letra morta, ou de algo que fica bem lembrar em dias de festa, ou de campanha eleitoral.
Nunca o direito ao trabalho foi atingido por toda a população activa de um estado capitalista, quanto mais o direito ao trabalho digno e com direitos. Nunca o direito à habitação foi garantido: a bolha de especulação em torno do imobiliário levou a construções em escala faraónica; a sua implosão deixou milhões de casas vazias, enquanto são expulsas famílias que não conseguem pagar as suas hipotecas aos bancos.
Os direitos humanos deveriam garantir o respeito à pessoa, independentemente do seu género, nacionalidade, cor de pele, orientação sexual ou idade. No entanto, mesmo nos países ditos desenvolvidos, as opressões são aprofundadas, em grande medida para dividir todos aqueles que poderiam, caso estivessem unidos, afrontar este sistema e derrotá-lo, construindo em alternativa uma outra sociedade, essa sim, verdadeiramente justa e democrática.
---

Para além das actividades organizadas pela Acampada Coimbra, outros grupos estão a organizar iniciativas neste dia:

Os Direitos Humanos não são um Jogo – Domino de arte Participativa
às 15h na Praça da República
Organização: Hemisférios Solidários


Debate: Violência contra as mulheres e direitos humanos das mulheres
também no Teatro da Cerca São Bernardo, às 18h
Organização: Núcleo de Coimbra da UMAR e República das Marias do Loureiro

5 Curtas  + Tertúlia + Dinâmica teatral (17h00)
Festa Fora do Armário (a partir das 23h30)
no Pop Fresh
Organização: PATH (Plataforma Anti Homofobia e Transfobia) e Secção de Defesa dos Direitos Humanos / AAC

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ex-militante negro Mumia Abu-Jamal não será executado


Os procuradores de Filadélfia, Estados Unidos, desistiram de pedir a pena de morte contra o antigo jornalista e militantes negro norte-americano Mumia Abu-Jamal, anunciou hoje a sua advogada.
Trinta anos após a sua condenação à morte pelo assassínio de um polícia branco, a decisão significa que, de acordo com a lei do Estado da Pensilvânia (leste), Mumia Abu-Jamal cumprirá prisão perpétua.
"Os procuradores fizeram o que era preciso. Após 30 anos era tempo de acabar com a busca da pena de morte", referiu a advogada de Abu-Jamal, Judith Ritter, num comunicado. Na primavera, um tribunal de recurso federal decidiu que a condenação à morte de Mumia Abu-Jamal devia ser reexaminada, por terem sido mal formuladas as instruções dadas aos jurados durante o processo de 1982.
Em Outubro, o Supremo Tribunal rejeitou um pedido dos procuradores de Filadélfia que pretendiam voltar a impor a pena de morte ao antigo Pantera Negra. Os procuradores anunciaram hoje que não recorrerão da decisão.
por Lusa

Newsletter Nº17/2011 do Bloco de Esquerda/Coimbra


A problemática do fim da vida: Testamento Vital e Morte Assistida


Debate com:
João Semedo - Médico e Deputado do Bloco de Esquerda

Sexta | 9 Dezembro | 21:30
Galerias Santa Clara

 Leia ainda a seguinte entrevista:  Morte assistida - Um debate atual

Encontro Distrital Autárquico

O Bloco de Esquerda Coimbra promove, no próximo dia 10 de Dezembro (Sábado) um Encontro Distrital Autárquico. Este será um momento de encontro entre autarcas eleitos nos diversos concelhos onde apresentamos candidaturas, bem como demais militantes e simpatizantes empenhados nestas lutas locais.

Este será um momento importante de balanço e de perspectivar a intervenção autárquica para os próximos 2 anos. Como é natural, um dos principais temas em discussão será o Documento Verde da Reforma da Administração Local.

Contaremos com a presença do camarada Alberto Matos da Coordenadora Nacional Autárquica do Bloco de Esquerda.

O Encontro realiza-se na Sede Distrital (Rua Ferreira Borges), com inicio previsto para as 15 horas.


José Manuel Pureza

Um milhão de reformados vai perder um ou dois meses de pensão - Passos Coelho diz que é pouco; o PS absteve-se. 460 mil funcionários públicos vão perder um ou dois meses de salário - Passos Coelho diz que é pouco; o PS absteve-se. Quem trabalha trabalhará mais vinte dias por ano sem receber nada por isso - Passos Coelho diz que é pouco; o PS absteve-se. Ler mais...

info ESQUERDA.NET 07/12/2011



Sem-abrigo: De Marselha a Hamburgo, a caça aos pobres generaliza-se
Várias cidades francesas adotaram medidas contra os mendigos nos últimos meses. Na Alemanha, a instalação de uma vedação para impedir os sem-abrigo de pernoitarem debaixo de uma ponte de Hamburgo suscitou protestos. Por toda a parte, os sem-abrigo são empurrados para fora dos centros das cidades por cercas, multas ou milícias privadas. Por Christian Jakob.
Ler mais.

A Auditoria a que temos direito 
José Gusmão 

A Auditoria é a concretização de um direito fundamental de todas e de todos: o de saber o que estamos a pagar, o que devemos pagar e se podemos pagar.

Bloco apresentará projeto de referendo se houver alterações aos tratados europeus
O Bloco considera que a Europa está à beira de um colapso e que o Conselho Europeu desta semana não vai resolver os problemas. Critica ainda o Governo que “se deveria demarcar” e “não ser o cordeiro que vai docemente atrás” e anuncia que apresentará um projeto de referendo se houver alterações aos tratados europeus.


Auditoria à dívida: Convenção de dia 17 começa a ganhar forma
A iniciativa para uma auditoria cidadã (IAC) à dívida terá a sua Convenção de Lisboa no próximo dia 17 no cinema São Jorge. A IAC já tem site, assim como está no facebook e no twitter. No site é possível a inscrição na Convenção, consultar os projetos de regulamento e de resolução e apresentar proposta de alteração.


Greenpeace em ação contra o lóbi da poluição automóvel
A Greenpeace bloqueou a entrada do edifício onde se reuniram os executivos do lóbi das construtoras de automóveis, satirizando uma publicidade da Volkswagen para chamar a atenção para este lóbi que se opõe às leis que combatem as alterações climáticas.


China: Trabalhadoras de fornecedor da Apple e da Motorola em greve há sete dias
400 trabalhadoras e trabalhadores estão em greve há uma semana, exigindo pagamento de indemnização por despedimento coletivo. A empresa vai ser deslocalizada da província de Xangai, para a província de Jiangsu. Recentemente, têm-se multiplicado as lutas operárias na China.


7 de Dezembro
Conferência “Em nome da Escola Pública”
Com Manuela Mendonça e Manuel Sarmento.
Porto, Hotel Tuela (Rua Arqº Marques da Silva, 154), 21h30.
8 de Dezembro
Ciclo de cinema sobre os Mundos do Trabalho
“Filme ABC da Greve”, de Leon Hirszman. Com Giovanni Alves e comentado por Adriano Campos. Ver cartaz.
PortoAuditório do Grupo Musical de Miragaia21h.
9 de Dezembro
Ciclo do mês de dezembro no Cinebloco: Filmografia de Dramaturgos
Filme Shakespeare in Love, Jhon Madden, 1998, EUA / GB, 123 min. Entrada livre. Vercartaz.
Vila Franca de Xira, Sede do Bloco de Esquerda (Rua Miguel Bombarda -Rua Direita, nº 120),21h30.
Sessão Pública do Bloco sobre Reforma Administrativa que prevê extinção de freguesias
Com Pedro Soares.
Salvaterra de Magos, Junta de Freguesia de Marinhais,21h30.
Debate - A problemática do fim da vida: Testamento Vital e Morte Assistida
Com João Semedo - Médico e Deputado do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Coimbra, Galerias de Santa Clara (junto ao Portugal dos Pequeninos), 21h30.
10 de Dezembro
Ação contra o Muro do Apartheid
Denúncia dos atropelos diários aos direitos do povo palestiniano.
Lisboa, Rossio, 10h.
5ª sessão da série trimestral sobre Amigos de Mário Dionísio
Sessão sobre Manuel da Fonseca. Ver programação.
LisboaCasa da Achada15h.
11 de Dezembro
Lançamento do CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual
Ver evento no facebook.
17h30m - Tertúlias sobre diferentes áreas das nossas profissões
19h45m - Concerto com Cena Barroca
20h15m - Apresentação do CENA
21h - Concertos com Canções Malditas e Farra Fanfarra
Lisboa, Teatro da Comuna.