sábado, 28 de agosto de 2010

convocatória para plenário de aderentes do B E de condeixa

Plenário de aderentes do B E do concelho de Condeixa-a-Nova sexta feira dia 3 de Agosto as 21h na sede da J F de Anobra.
Ordem de  trabalhos:
Iniciar o processo eleitoral do núcleo de condeixa.
não faltes todos somos necessários.
agradecemos a confirmação da tua presença para o Gustavo ou o Jorge Mateus neste nº

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Acta nº 1 do Plenário de Aderentes

Alcouce, 2 de Julho de 2010

    Os Aderentes do Bloco de Esquerda da Freguesia de Vila-Sêca reuniram em plenário após convocatória por SMS para constituir o Núcleo da Freguesia de Vila-Sêca.
    Nos termos previstos no artigo 15º alíneas 1 e 2 dos Estatutos do Movimento (Versão actualizada incluindo as alterações aprovadas na VI convenção nacional, de 7 de Fevereiro de 2009) os Aderentes, Victor Manuel Serra Branco (aderente nº 5385), Jorge Manuel Mateus Alves (aderente nº 7565), Tiago Avelino Mendes Acúrcio (aderente nº 8745), Maria de Lurdes Mendes Simões (aderente nº 8596), José Joaquim dos Santos Simão (aderente nº 8752) e Margarida Maria Neves de Jesus Simão (aderente nº 8755), vêm solicitar à Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda que, de acordo com a 2ª alínea do artigo supracitado, ratifique a constituição deste núcleo.
    Os aderentes solicitam à Comissão Coordenadora Distrital toda a informação estatutária relativa à constituição e funcionamento do Núcleo.
    Após apurada reflexão sobre a inexistência de estrutura organizada do Bloco de Esquerda no concelho de Condeixa-a-Nova, o que impossibilita a actividade e representatividade política do Movimento, consideramos indispensável a constituição e reconhecimento desta estrutura com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,

Tiago Avelino Mendes Acúrcio

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Está tudo a andar!

Está tudo a andar! Apesar da vontade de alguns em minar a estruturação de uma representação organizada do Bloco em Condeixa-a-Nova, tudo se encaminha para que a mesma se torne uma realidade.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Carta para a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.

A preparação das eleições autárquicas de 2009 no concelho de Condeixa-a-Nova foi coordenada pelo António André que pertence à concelhia de Coimbra e pelo Gil que foi cabeça de lista para a Câmara Municipal. Depois de reunir um número de aderentes e simpatizantes suficiente para apresentação de listas concorreu o Movimento à C. M., A. M. e cinco Juntas, na freguesia de Anobra o Bloco ganhou com maioria absoluta e elegemos dois representantes na Assembleia Municipal, é um facto histórico e de muita responsabilidade face às expectativas que se criaram às populações. A eleição de dois representantes na A.M. deveria dar origem a uma representação eficaz, que, denunciasse as políticas do executivo camarário para o concelho quando estas põem em causa o bem-estar social das populações.
O encerramento de escolas, a falta de rede de saneamentos, a instalação de ETAR´s ou as obras do estádio Eng.º Bento são alguns dos casos que exigem luta e acção, a falta de organização local tem contribuído para a inexistência de uma política de oposição esclarecida e consciente do seu papel na política autárquica. Como dizia o nosso slogan eleitoral “ AO SERVIÇO DO POVO COM VERDADE E TRANSPARÊNCIA”.
A organização concelhia passará obrigatoriamente pela criação de uma coordenadora, este acto anda a ser anunciado pelo António André desde 9 de Janeiro deste ano e não teve qualquer avanço desde essa data pelo facto das reuniões serem por ele marcadas e desmarcadas sistematicamente sem qualquer nexo e sem que se entenda bem quais os seus objectivos.
Estas atitudes não são salutares e deixam uma má imagem do partido, (a nível local) sendo impossível marcar qualquer tipo de posição pública de propaganda em nome do Movimento. Quando não existe uma estrutura legalmente criada todas as acções são sempre individuais o que não é desejável.
Neste momento está a decorrer o processo de substituição de um dos eleitos pelo Bloco e não existe qualquer debate sobre os motivos ou causas que o levaram ao abandono e também não ouve qualquer abordagem aos possíveis substitutos, tudo em segredo. Porquê? Porque não existe qualquer organização, os aderentes de Condeixa não têm qualquer representação organizada.
Gostaríamos que a Mesa Nacional tomasse posição de forma que os aderentes do Bloco no concelho de Condeixa-a-Nova tivessem uma coordenadora concelhia.
Sugeríamos o Café A Toca em Alcouce para nos reunirmos a fim de debater a situação do Movimento no concelho, a sua representação na Assembleia Municipal e organizar o processo eleitoral.

Carta de Jorge Mateus, publicada no blogue, bloco de ideias, bi-be-vila-seca.blogspot.com.

Vila-Sêca, 24 de Junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como está magoada a Escola de Bruscos...‏

terça-feira, 15 de Junho de 2010


A Escola Primária vai fechar ...

Ontem houve aqui reunião. Gostei quando os vi chegar ..., gosto de ter cá gente dentro. E à noite também. Mas esta não foi uma daquelas reuniões como tem acontecido nestes últimos anos, em que os meus antigos alunos, agora já homens e mulheres, vem resolver os meus problemas, que também são os problemas das suas crianças. É verdade estes pais já foram meninos e meninas aqui dentro! E como eu gosto tanto deles todos!
Mas ontem, não sei porquê adivinhei que seria diferente, vieram mais umas pessoas importantes lá da Vila, e depois percebi tudo, resolveram que eu ia fechar! sim fechar, perceberam bem?!
Vou fechar, estou triste com a minha morte. Mas esta era já uma morte anunciada. Lembro-me quando abri ..., eu tinha duas salas; uma cheia de meninos, outra cheia de meninas, sim naquele tempo não havia misturas. Depois veio o 25 de Abril, e os meninos e as meninas misturaram-se. Lembro-me da hora do recreio, com as correrias, as cantigas, as brincadeiras ...
Ai, como agora essa saudade dói! Vou fechar!
Não sei de quem é a culpa, mas também não me interessa, só sei que vou fechar!
E ontem de noite além dos pais, que na realidade já são poucos (comparados com os dos outros tempos), não estava muita gente cá fora para me defender; além de um avô e de uma avó, só mais duas ou três pessoas! Pensei que viessem todos! ..., pensei e esperei que ao menos aparecessem os de Bruscos, mas não, ninguém apareceu. Apetece-me gritar! Vou fechar! Vou fechar! Vou fechar!
Digo adeus a todos com carinho. Em breve o pó, as teias, as ervas vão invadir-me, vou morrer ...!, já não sirvo para o que me fizeram, acolher crianças!
Os meus vizinhos vão deixar de ouvir o barulho das brincadeiras, os risos e as cantilenas das minhas crianças, e vão ter saudades ...
Obrigada para a São e o Zé Luís, que ontem estavam à porta a pedir para eu não fechar, eu sei que sempre gostaram de mim e dos meninos e meninas que por aqui passaram, mas a vida é assim ..., tudo acaba, nada dura para sempre ...
Despeço-me de todos os que conheci, e que nestas salas aprenderam a ler, a escrever a contar, a conhecer o mundo, a nossa História e as nossas raízes!

Adeus, até sempre...


assina:
Escola Primária de Bruscos.