terça-feira, 17 de dezembro de 2013

info ESQUERDA.NET 16/12/2013


A esquerda tem de rejeitar esta Europa construída sem democracia

O Bloco de Esquerda esteve presente no Congresso do Partido da Esquerda Europeia (PEE). Catarina Martins falou, na sua intervenção, de uma Europa construída sem democracia, como uma fortaleza e ao serviço da finança e realçou que a esquerda tem a responsabilidade de rejeitar esta Europa e de construir um novo espaço democrático e solidário.


Dossier: Angola, a ditadura que o mundo finge não ver

Em Angola, a polícia reprime até o funeral de um ativista morto quando colava cartazes convocando uma manifestação. Uma oligarquia riquíssima, encastelada em torno do presidente da República, prospera diante da miséria da maioria do povo. José Eduardo dos Santos está no poder há 34 anos sem nunca ter sido eleito nominalmente para o cargo. Mas o mundo desvia o olhar – a riqueza do país parece tornar irrelevantes todos os atentados aos direitos humanos. Dossier coordenado por Luis Leiria.


Itália: Os sintomas alarmantes de uma explosão social

O que está a ocorrer nestes últimos dias com as mobilizações e os “levantamentos” dos chamados “forconi” indica que entrámos numa nova fase da crise económica e social na Itália. Por Franco Turigliatto


Um desabafo, um lamento e um pedido

Fabíola Cardoso

Venho pedir-vos a decência de aprovarem a Lei da Coadoção, porque nenhuma família deveria ter de passar pela situação que a nossa está a passar. (carta enviada às/aos deputada(o)s, dezembro 2013).


O fracasso socialista de Mandela, por Slavoj Žižek

As políticas radicais de emancipação enfrentam o seu maior desafio: como fazer avançar as coisas depois de acabado o primeiro estágio de entusiasmo, como dar o passo seguinte sem sucumbir à catástrofe da tentação “totalitária”, em resumo: como avançar além de Mandela, sem se converter num Mugabe. Por Slavoj Žižek.


Tribunal de Contas veta negócio milionário entre ministério da Saúde e grupo Galilei, ex-SLN

A adenda que previa o prolongamento do contrato de gestão do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMRS), firmado com o grupo Galilei, que sucedeu à SLN, ex-dona do BPN, foi vetada pelo Tribunal de Contas. Maioria chumba requerimento do Bloco para audição do ministro da Saúde sobre “entrega seletiva de unidades do SNS” a grupos privados ou a organizações do setor social.


17 de dezembro
Sessão Pública dos Direitos dos Animais
Com Ana Matrena (movimento Campanha de Esterilização de Animais Abandonados), Luís Pires (eleito do Bloco para a Assembleia de Freguesia de Campo de Ourique) e Sandra Almeida (grupo de trabalho “Direitos dos Animais” do Bloco de Esquerda).
Ver cartaz
Lisboa, Auditório da Junta de Freguesia de Campo de Ourique (R Azedo Gneco, 84), 21h.


18 de dezembro
Seminário “Os usos do tempo”
Organização Cristina L. Duarte, de Faces de Eva/CESNOVA /FCSH – UNL, com Paula Roush, Heloísa Perista, Gisela Miravent e Manuel San Payo. 
Lisboa, UMAR - Rua da Cozinha Económica, Empreendimentos Alcântara Bloco D, 30-M e 30-N, 18h.


Ação de protesto de enfermeiros: “Queima” do governo
Ver cartaz.
Porto, Pç do Leão, 19h.


19 de dezembro
Sessão esclarecimento sobre Lei das Rendas e Despejos

Organização: Núcleo do Bloco de Esquerda do Areeiro.
Ver cartaz.



Lisboa, auditório da JF do Areeiro, 18h.

Sem comentários:

Enviar um comentário