quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

info ESQUERDA.NET 02/12/2013


Desobedecer à Europa da troika

Mesa Nacional do Bloco de Esquerda aprova linhas de força para construir o seu programa europeu e convoca conferência nacional para fevereiro de 2014. Documento defende a reestruturação da dívida e, caso ela seja recusada, “uma moratória unilateral sobre a dívida detida pelo capital financeiro, preparando o país para todas as consequências deste caminho”.


Dossier: Professores precários

Neste dossier, o esquerda.net publica um conjunto de artigos nos quais é abordada a precarização da profissão docente, os sucessivos ataques à Escola Pública promovidos pelo governo PSD/CDS-PP e alguns dos momentos de contestação dos professores que marcaram os últimos dois anos. Dossier organizado por Mariana Carneiro.


Ciência e poder na era da austeridade

João Mineiro

O governo autoritário que hoje exerce funções em Portugal já deu luzes sobre os seus objetivos: cortar nos apoios generalizados à investigação científica e garantir que apenas tem apoios se não ousar produzir conhecimentos que deslegitimem o poder.


Angola: Rafael Marques escreve sobre voto do Parlamento português

O jornalista angolano, autor do livro "Diamantes de Sangue: Corrupção e Tortura em Angola", publicou um artigo no site Maka Angola acerca da recente rejeição pelo Parlamento português de um voto condenando o assassinato de ativistas angolanos. “[O Parlamento] foi sincero. Primeiro os negócios, o resto é conversa”, diz. Apesar de o voto ter sido chumbado, o jornalista afirma: “A iniciativa do Bloco de Esquerda, em Portugal, foi um triunfo”.


Seis banqueiros portugueses receberam um milhão de euros em 2012

Portugal ocupa a 16ª posição dos países com maior número de banqueiros que só num ano arrecadaram mais de um milhão de euros em remunerações fixas, variáveis e benefícios.


Protesto no Parlamento: "Trabalhar até à morte não"

Um grupo de cidadãos realizou um protesto nas galerias da Assembleia da República, exibindo cartazes onde se podia ler "Trabalhar até morte não".



Sem comentários:

Enviar um comentário