quinta-feira, 3 de outubro de 2013

info ESQUERDA.NET 03/10/2013


Bloco: "No negócio PT/Oi, quem fica a perder é o país"

Com a passagem do centro de decisão da Portugal Telecom para o Brasil, "o Governo vai ficar a ver o investimento a sair do país sem poder controlá-lo", declarou a deputada bloquista Mariana Mortágua. O governo português não sabe se o Estado vai perder receitas fiscais, enquanto o governo brasileiro vê com bons olhos uma nova empresa global com sede no Rio.


AR decide sexta se envia caso Machete à PGR

Bloco de Esquerda apresenta Projeto de Deliberação para que a Assembleia da República faça uma participação à Procuradoria-Geral da República para averiguação da responsabilidade penal que possa estar em causa no episódio em que Rui Machete deu informação falsa à comissão parlamentar de inquérito do BPN.


Basílio Horta coliga-se com o PSD para governar Sintra

O recém-eleito presidente da Câmara de Sintra, do PS, anuncia acordo com Pedro Pinto, do PSD, que ficou em 3º lugar nas eleições de domingo, e diz querer ampliar a coligação à CDU.


Espionagem do governo dos EUA

Immanuel Wallerstein

As fugas de informação minaram a legitimidade do governo dos EUA e é isto que lhes dói, e é por isso que o governo está a ser tão vingativo com os responsáveis por essas fugas.


Tsipras propõe conferência europeia sobre a dívida

Alexis Tsipras, chefe da oposição grega e presidente do partido de esquerda Syriza, propôs em Bruxelas a realização de uma conferência europeia sobre a dívida para debater tudo o que está em causa na situação actual, incluindo moratórias, juros, prazos, emprego, crescimento económico.


"Privatização dos CTT é fanatismo ideológico"

Mariana Mortágua exige explicações ao Governo por querer privatizar uma empresa eficiente e que distribuiu lucros de mais de 400 milhões de euros só nos últimos anos. E denuncia que o que está em causa é a entrega de mão beijada aos privados de uma licença bancária com balcões espalhados por todo o país.


Défice e austericídio mostram o fracasso das políticas da troika

As autoridades continuam a insistir que a recessão ficou para trás. Mas a realidade é que estamos ainda no meio da tempestade, e a frágil situação da banca, origem de todos os problemas, pode provocar um novo golpe. Por Marco Antonio Moreno, El Blog Salmón


Esquerda.rádio: Maria Ana Bobone n' Os Cantos da Casa

Maria Ana Bobone ― Fado & piano, 2013. Ala dos Namorados ― Razão de ser, 2013. Júlio Pereira ― Fernandinho vai ao vinho, 1976. Margarida Pinto ― A aprendizagem, 2009.Edição nº 167, de 2 de outubro de 2013


9 de outubro
Círculo de leitura: "Buén Vivir, uma proposta vinda da periferia do mundo"
Orientado por Jochen Oppenheimer (professor catedrático do ISE, aposentado).
Lisboa, Centro de Recursos para o Desenvolvimento do CIDAC (R Tomás Ribeiro 3), 18h às 21h.


Seminário Pensamento Crítico Contemporâneo e Cidade

Organização: Unipop e revista Imprópria. 



Lisboa, Pç. da Figueira, 18h30/20h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário