sexta-feira, 6 de setembro de 2013

info ESQUERDA.NET 02/09/2013


Semedo apresenta propostas do Bloco e diz que segundo resgate é obra "de Passos e Portas”

No encerramento do Fórum Socialismo 2013, o coordenador do Bloco de Esquerda anunciou que o partido vai propor o aumento do salário mínimo, o alargamento do subsídio de desemprego e um programa de reabilitação urbana. Semedo considerou ainda que um segundo resgate a Portugal será da responsabilidade de Passos Coelho e Paulo Portas pela "brutal austeridade" que impuseram ao país.



Obama anuncia que EUA vão atacar a Síria – Bloco condena

O prémio Nobel da Paz 2009 anunciou neste sábado que decidiu que os Estados Unidos vão atacar militarmente a Síria, sem tropas no terreno. Obama declarou também que vai requerer a aprovação do Congresso e que o ataque pode ser “amanhã, na próxima semana ou no próximo mês”. O Bloco condena a decisão de Obama, tendo José Manuel Pureza frisado que “não há ‘tomahawks’ com intenções humanitárias”.


Passos Coelho volta a atacar o Tribunal Constitucional

No encerramento da universidade de verão do PSD, Passos Coelho voltou a atacar violentamente o Tribunal Constitucional (TC) considerado que os chumbos deste se devem à “interpretação que os juízes do TC fazem da Constituição” e, numa extrema pressão sobre os juízes daquele órgão de soberania, exigiu-lhes “bom senso”.


A guerra é a guerra

José Manuel Pureza

Tal como na Líbia e no Afeganistão, o envolvimento ocidental na guerra civil na Síria não tem outro propósito senão o de alterar o equilíbrio de forças no terreno e dar aos rebeldes a força que eles, por si sós, não são capazes de conquistar.



"Porque é que o piropo é machista?"

Intervenção de Adriana Lopera, no painel "Engole o teu piropo", Fórum Socialismo 2013. O assédio só pode estar enquadrado na área na violência contra as mulheres, portanto da violência de género ou a violência machista, e é analisado como mais uma demonstração da relação de poder que a sociedade patriarcal estabelece.


Colômbia: Paralisação nacional dura há 13 dias

Uma paralisação nacional decorre na Colômbia desde o dia 19 de agosto. Nela participam as principais organizações camponesas, mineiros, trabalhadores da saúde e da educação e tem o apoio das centrais sindicais. As reivindicações têm um ponto comum: a recusa da política neoliberal do governo e a rejeição do tratado de livre comércio com os EUA. O presidente Juan Manuel Santos responde com repressão, com a militarização de Bogotá, enquanto anuncia um futuro “pacto nacional agrário”.


Dick Cheney ganhou contratos de 39.500 milhões de dólares na guerra do Iraque

Se a guerra do Iraque foi um escândalo em termos de corrupção política, também o foi em termos financeiros dado que favoreceu de forma abusiva as empresas que apoiavam e financiavam o governo de Bush. Por Marco Antonio Moreno.



Sem comentários:

Enviar um comentário